sábado, 6 de outubro de 2012

Cristina Fernandez, coreógrafa de Uruguaiana em visita a Cidade Maravilhosa




Que os desfiles do Rio de Janeiro servem como vitrine para outras escolas pelo Brasil à fora, não é novidade. O intercâmbio e a exportação de profissionais já se tornou uma prática comum, mas quando o assunto é comissão de frente, a escola de samba Unidos da Cova da Onça, de Uruguaiana, se mantém fiel à sua coreógrafa Cristina Fernandez, que a cinco anos faz o caminho contrário e visita os cariocas com uma única missão: beber diretamente da fonte! Foi uma estadia repleta de aulas, workshops, ensaios e visitas aos coreógrafos da folia.


Em setembro ela desembarcou no Rio com uma agenda lotada que durou exaustivos 7 dias e o nosso blog a recebeu de braços abertos acompanhando um pouquinho de sua passagem pela cidade.

Cristina esteve ao lado de grandes nomes das comissões de frente do Rio de Janeiro. Fez aulas no Centro coreográfico de Deborah Colker, grande coreógrafa, criadora de belos trabalhos pela Unidos do Viradouro e na famosa academia de dança NÓS DA DANÇA de Regina Sauer, responsável pela comissão da Porto da Pedra deste ano. Conheceu também a talentosíssima Adriana Salomão, assistente de Hélio Bejani, atual coreógrafo do Salgueiro e da Caprichosos de Pilares, com quem esteve durante o teste para o elenco do próximo ano da azul e branco da zona norte.

O Teatro Municipal do Rio também abriu suas portas para a nossa ilustre visitante, onde foi recebida pelo casal de coreógrafos mais badalado dos desfiles na Marquês de Sapucaí. Rodrigo Negri e Priscila Mota, coreógrafos da Unidos da Tijuca, deram as boas vindas à Cristina, que também teve a oportunidade de conhecer a primeira bailarina e coreógrafa da São Clemente, Claudia Mota.

Mas não ficou por aí, a Cova da Onça também esteve representada nos ensaios de Márcio Moura na quadra da Portela, que além de ser coreógrafo da comissão de frente, também coordena todas as alas coreografadas da escola. Em Vila Isabel, foi recebida por todo o grupo, além de Marcelo Misailidis, que já está trabalhando a todo vapor na construção do desfile 2013.
Da esquerda para direita: Déborah Colker, Regina Sauer, Hélio Bejani, Adriana Salomão, Priscila Mota e Rodrigo Negri, Claudia Mota, Márcio Moura e Marcelo Misailidis
Em visita, a quadra da Acadêmicos do Salgueiro, Cristina foi recepcionada pela presidente da escola Regina Celli, pelo diretor do departamento cultural Gustavo Melo, pelo animadíssimo coreógrafo e diretor da ala de passistas, Carlinhos Coreógrafo e pelo elegante primeiro casal de mestre sala e porta bandeira, Gleice Simpatia e Sidclei Santos.
da esquerda para direita: Regina Celli, Gustavo Mello, Carlinhos Coreógrafo, Gleice Simpatia e Sidclei Santos.
A cerca, de um mês e meio, Marcelo Misailidis vem preparando seu grupo para o desfile 2013. Os ensaios são sempre a portas fechadas, mas Cristina teve permissão para presenciar um dos ensaios do grupo, que a recebeu com muita felicidade.
Equipe da Vila Isabel 2013
Hélio Bejani, que no próximo ano tem a dupla função de coreografar as comissões do Salgueiro e da Caprichosos, convidou Cristina para ajudá-los na escolha do elenco que vai compor a comissão da escola de Pilares. O teste aconteceu na palco da folia carioca, a avenida Marquês de Sapucaí.
Hélio Bejani e sua equipe 2013

Mas... a visita não poderia ser completa, sem uma visita à grande fábrica de alegrias. Num dia chuvoso, mas não de menor brilho, Cristina visitou a Cidade do Samba.

E assim, foi a passagem de Cristina pelo Rio... A coreógrafa falante, cheia de atitude, muita sede de conhecimento e talentosíssima se despediu da cidade com a bagagem cheia de idéias e de novos amigos.

Até breve Cristina! 
Quem sabe nos vemos em Uruguaiana 2013.
                                                                   
FOTOS: Acervo pessoal de Cristina

5 comentários:

  1. Querido Elio estou emocionada com tanto carinho!
    Obrigada por tudo! Amo aprender, necessito me reciclar,a dança, o teatro e as comissões de frente são minhas paixões.
    NÃO TEM QUEM SABE NOS VEMOS EM URUGUAIANA!!
    Já organizei tudo para sua vinda!
    Vamos conhecer as comissões vizinhas, vou te levar para ARGENTINA E URUGUAI e vamos nos divertir , aprender e conhecer muitas coisas novas!! FICA COM DEUS E SUCESSO SEMPRE!! Cristina Fernandez

    ResponderExcluir
  2. Uhuuu essa é a Cris, Parabéns pelo teu trabalho é a cada dia mais lindo !!!
    Adoro participar do teu grupo Vale prof: maravilhosa arrasando lá no Rio, carnaval 2013 que aguardeeeee !!!

    ResponderExcluir
  3. Muito bom Cris, você faz com que queiramos cada vez mais participar do Carnaval aqui em Uruguaiana. Muito obrigado por deixar eu fazer parte desse grupo maravilhoso e assim seguimos nosso lema: Cada vez melhor, cada vez mais forte". Paulo Monteiro.

    ResponderExcluir
  4. Rô Machadooutubro 07, 2012

    Cris: que maravilha saber que entrei para teu rol de Amigas!!!!! Adorei te conhecer!!!! Além de linda tu és pura alegria, energia, atitude, sinceridade e talento!!!!! Retornando ao Rio, é só avisar que estaremos prontos para recepcioná-la. Sucesso de montão!!!!! Beijos. Rô Machado

    ResponderExcluir
  5. Leonardo Guezoutubro 09, 2012

    Cris sabes que tenho o maior amor e carinho por você! Uma sede infinita de conhecimento e de aprendizado!! Tenho maior orgulho de fazer parte da tua Cia de Dança !! Amo-te prof amada! Beijos muito carinhosos do teu bailarino Léo

    ResponderExcluir