terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Ensaio Técnico - Salgueiro 29.01.2012

SRZD CARNAVAL - A comissão de frente, coreografada por Hélio Benjamin, mostrava uma literatura de Cordel. Os integrantes interagiam com a plateia e com um tripé, chamado de barraca do beijo por Hélio. Em uma parte da apresentação, eles abriam um grande coração vermelho e a bandeira da agremiação. Em sua apresentação aos jurados, pôde ser percebido que os integrantes sapateavam na pista de desfiles.

      

         




2° Ensaio técnico - União da Ilha 29.01.2012




                               
     

CARNAVALESCO -Novamente, a comissão de frente brindou o público com uma coreografia especial para o ensaio e o casal de mestre-sala e porta-bandeira, Ronaldinho e Verônica, veio no meio da escola, apesar de no desfile oficial estarem na frente. - Apenas cumprimos o papel de abrir a escola, levantar as arquibancadas e passar a nossa energia. Tecnicamente, cronometramos o tempo e acertamos o ritmo. Este segundo ensaio foi positivo, pois após o primeiro treino, acertamos o tempo com a harmonia e a direção de carnaval. Com as obras, o Sambódromo receberá mais calor humano, pois o lado direito era muito segmentado com os camarortes. Só tinhamos contato com o "povão" no final, aí já era tarde demais. Estamos ensaiando cinco vezes por semana, duas delas, aqui na Marquês. No dia do desfile nos concentramos em um hotel e recebemos todos cuidados necessários para que a alimentação e o corpo estejam em sintonia total para o desfile, sem nenhum tipo de problema estomacal, por exemplo. Também assistimos à vídeos e revemos os nossos erros, batemos papo e o mais importante: mantemos o foco - revelou o coreógrafo Sérgio Lobato.



segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Grupo de Acesso - Viradouro 29.01.2012

ENREDO: "A vida como ela é, bonitinha mas ordinária… Assim falou Nelson Rodrigues"
CARNAVALESCO: Alexandre Louzada
COREÓGRAFA: Luciana Yegros













CARNAVALESCO - A comissão de frente coreografada por Luciana Yegros, que estreia na agremiação, exibiu uma coreografia muito bem humorada e com ótima interpretação dos integrantes. A performance do grupo arrancou aplausos de praticamente todos os setores do Sambódromo.

- Mostramos a coreografia oficial, não temos o que esconder. Estamos aqui para isso. Com certeza a escola terá uma entrada impactante e muito bonita. Usaremos um tripé na nossa coreografia no dia do desfile oficial. Não podemos revelar o significado da comissão de frente, mas ela é um misto das obras de Nelson Rodrigues. Nossa coreografia é acima de tudo teatral. A fantasia já está pronta, já fizemos a prova, mas só ensaiamos com os adereços. Nosso ritmo de ensaio é intenso, diariamente. Além da coreogria, os rapazes praticam educação física, com aulas ministradas pelo meu assistente e eu também sou professora de Yoga e acabo levando um pouco disso para eles também. Além disso, temos o auxilio de um nutricionista e a parceria com uma academia, onde eles praticam diversas atividades físicas. A nova Marquês de Sapucaí só veio para abrilhantar ainda mais o espetáculo maravilhoso que é o carnaval - afirmou a coreógrafa Luciana Yegros.

SRZD CARNAVAL - A comissão de frente, coreografada por Luciana Yegros, apresentou a coreografia que preparou para o desfile oficial do dia 18 de fevereiro. Com roupas claras e leves, os dançarinos, que estavam muito felizes e emocionados antes de pisarem na Avenida, dançaram 3 coreografias diferentes que se complementavam e eram bem teatralizadas.


Grandes comissões de frente serão homenageadas pela São Clemente

Por: Rodrigo Coutinho

Um setor do desfile da São Clemente em 2012 terá ares de nostalgia para quem gosta de relembrar as grandes comissões de frente do carnaval carioca. O carnavalesco Fábio Ricardo representará cinco delas durante o desfile que contará a história dos grandes musicais. A homenagem acontecerá no sétimo setor – 'O maior espetáculo da Terra' -, onde o carnavalesco aponta as comissões de frente como os grandes espetáculos do carnaval de hoje.

As comissões lembradas serão as seguintes: Imperatriz Leopoldinense 1994, Mocidade Independente de Padre Miguel 1991, Unidos da Tijuca 2010, Mangueira 2002 e São Clemente 1985. A São Clemente será a primeira escola a desfilar na segunda-feira de carnaval.

FONTE: CARNAVALESCO

Ensaio técnico - Imperatriz 28.01.2012

  "Pretendo deixar um gostinho de quero mais"
 Por Bernardo Moura 

O coreógrafo da comissão de frente da Imperatriz Leopoldinense, Alex Neoral, disse ao SRZD-Carnaval que pretende deixar um "gostinho de quero mais" no público deste sábado, no ensaio técnico da escola, no Sambódromo. Ele contou que irá mostrar uma parte que a escola preparou para o carnaval deste ano, que vem com o enredo "Jorge, Amado Jorge". O coreografo ainda revelou que a fantasia fica pronta ma semana que vem e a comissão utilizará um tripé no dia do desfile.
"Vamos fazer um pouco da coreografia oficial, mantendo o segredo. Apenas para testar o novo sambódromo", disse, informando que a coreografia apenas vai acompanhar o ritmo da bateria. "Tem integrantes novos na comissão, então trouxe eles aqui hoje para sentir a adrenalina do público".  Ele contou ainda que eles estão ensaiando cinco vezes por semana e quatro horas por dia, desde o final de outubro.
FONTE: SRZD CARNAVAL








Grupo de Acesso - Estácio de Sá 28.01.2012

ENREDO: "Luma de Oliveira: Coração de um país em festa!"
CARNAVALESCO: Marcus Ferreira
COREOGRAFO:  Junior Scapin

CARNAVALESCO - A comissão de frente, coreografada por Júnior Scapin, recebeu aplausos do público presente em todos os setores do Sambódromo. Os componentes usavam um leque nas mãos e, com muito samba no pé, cantaram o samba do início ao fim, valorizando ainda mais a harmonia da escola. - Estou muito feliz com o desempenho da comissão. No desfile oficial serão três coreografias e no ensaio técnico nós apresentamos duas dessas coreografias, que são coreografias de deslocamento. Uma coreografia não foi apresentada porque eu preciso de um objeto cênico de mão que será utilizado no dia do desfile. E esse objeto cênico forma figuras. É muito interessante o efeito que ele vai causar. Em relação à representação da comissão de frente, posso adiantar que ela virá como um personagem do carnaval carioca, que é um mito e tem música e tudo em homenagem. Esse trabalho é especial porque eu sempre quis fazer uma comissão com homens vestidos como mulheres e, finalmente, vou poder colocar essa ideia em prática - disse o coreógrafo.












Grupo de Acesso - Império da Tijuca 28.01.2012

ENREDO: "Utopias –  Viagem aos confins da imaginação"
CARNAVALESCO: Severo Luzardo Filho e Julio Cesar Farias
COREÓGRAFO: Alice Arja




                                                                                             CARNAVALESCO - A comissão de frente, comandada pela coreografa Alice Arja, estreante na agremiação, não executou a coreografia oficial, porém os quinze integrantes homens e mulheres fizeram passos muito bem executados e empolgaram o público das frisas. Os rapazes vestiam figurino de duendes e as moças, de fadas.
- Muitos não sabem, mas eu já passei pela escola em 1996. Estou fazendo um trabalho no nível que a escola merece. O Império da Tijuca tem feito grandes carnavais, então é uma das mais esperadas no sábado de carnaval. Nós preparamos uma surpresa para o público que veio ao ensaio técnico, mas não foi a coreografia oficial. E a diretoria da Império da Tijuca, assim como a da Renascer, a outra escola onde sou coreógrafa, dá liberdade para trabalhar, então fica fácil de conciliar os ensaios e compromissos - explicou Alice Arja.

"Comissão de frente dará asas à imaginação"
Por Bernardo Moura

A coreógrafa da comissão de frente da Império da Tijuca, Alice Arja, disse ao SRZD-Carnaval que dará asas à imaginação no dia desfile. Ela contou que preparou um trabalho em cima do enredo da escola, que irá falar das utopias. Porém, Alice preferiu não adiantar como será essa surpresa. A agremiação verde e branca do bairro da Tijuca participou do ensaio técnico deste sábado, na Sapucaí, junto com Estácio de Sá e Imperatriz Leopoldinense.

"A comissão de frente vai dar asas a imaginação, já que o enredo fala sobre utopias. No dia do desfile vai ser uma das utopias descritas no enredo. Hoje não vai ser coreografia oficial", disse. Ela disse ter gostado do resultado até agora do seu trabalho, que está à frente há dois anos. Gostei que a escola se mostrou mais uma vez organizada. Os figurinos da comissão já estão prontos e serão entregues na semana que vem", acrescentou.

FONTE: SRZD CARNAVAL

domingo, 29 de janeiro de 2012

Coreógrafos - Fábio de Mello

 Fábio de Mello é formado pelo Conservatório de Amsterdam como coreógrafo e encenador de espetáculos de dança, teatro e ópera e já recebeu os maiores prêmios da cultura nacional em sua área de atuação. Entre suas principais realizações, destacam-se espetáculos de grande sucesso como Iluminações, Canção da Terra, Quintana, Drácula, A Ópera de Vidro, Nijinsky, Noite Transfigurada, entre outros; direção de óperas, de musicais, shows, coreografias para cinema e para o carnaval (recordista com seis prêmios Estandarte de Ouro por coreografias de Comissão de Frente). Fundador e diretor do Ballet Contemporâneo do Rio de Janeiro, coreógrafo e diretor de Ana Botafogo e de todos os primeiros bailarinos do Theatro Municipal do Rio de Janeiro. Parceiro de Hans Donner em criação e direção nas aberturas da TV Globo; parceiro do diretor teatral Sérgio Britto em inúmeras montagens teatrais e musicais; diretor convidado de companhias de dança em todo o Brasil e no exterior, diretor convidado da Fundação Ópera Brasil, junto a Fernando Bicudo em São Luiz, Maranhão. Já ministrou cursos especiais e apresentou seus trabalhos de encenador em Amsterdam, Nova Iorque, Barcelona e em todas as principais capitais brasileiras.

Profundo conhecedor de ópera, freqüentador de temporadas internacionais do Metropolitan Opera House de NY, do Scala de Milão e das maiores casas que abrigam o canto lírico na Europa e na América. Já dirigiu montagens de La Traviata, Cavalleria Rusticana, Pagliacci e Porgy and Bess e adaptou para espetáculos de balé moderno alguns clássicos do repertório operístico, como Carmen, O Guarani, O Castelo de Barba-Azul e Salomé. Representante Sul-Americano da Associação Internacional Maria Callas (com sedes em Amsterdam e Veneza), tem em sua vastíssima coleção de Callas um ponto de referência para colecionadores de toda a América do Sul. Atualmente, exerce a função de crítico de ópera e canto do portal www.movimento.com e dirige sua própria empresa de projetos culturais, a Companhia Ópera do Movimento. É convidado freqüentemente para integrar comissões julgadoras em concursos de balé e de canto lírico, e prestar consultoria em projetos relacionados à dança e à ópera.

Fábio e seu grupo se tornaram os pioneiros neste quesito, recebendo por diversas vezes a pontuação máxima e a admiração do público, que aliás, permanece até hoje. Este grupo foi um divisor de águas no quesito Comissão de Frente. No carnaval de 2012, Fábio completará 20 anos diante das comissões de frente e a comemoração será na estréia pela Beija Flor de Nilópolis. 

Confira aqui os trabalhos deste grande coreógrafo:

“Navegantes”
Imperatriz
1992

“Mascarados de Veneza”
Imperatriz
1993
Componentes: Marcelo Dias, Isnard, Edson, Handerson Big, Cosme, Luis Carlos,
Enéas, Eduardo Bonfin, Roberto, Monsueto, Cleber, Eduardo Salgado, Tarzan, Marcelo Bastos
Valdemiro


“Dançarino da Corte"
1994
Componentes: Edson, Monsueto, Isnard, Marcelo Pintinho, Cosme,
Handerson Big, Tarzã, Luís Carlos, Valério, Enéas, Eduardo Salgado, Ricardo, Paulo Rangel,
Márcio e Marcelo


“Expedição científica”
Imperatriz
1995


 “Nobres austríacos”
Imperatriz
1996



“Figura de Carnaval, um alegoria ao carnaval e a música de Chiquinha Gonzaga”
Imperatriz

1997



“O sonho de Ícaro”
Imperatriz
1998



“Nobreza holandesa”
Imperatriz

1999



“Uma ópera brasileira em três atos”
Imperatriz
2000


“Cristãos e mouros”
Imperatriz
2001



“Bicho Papão”
Imperatriz
2002


 “Piratas”
Imperatriz
2003


"Bruxas"
Imperatriz
2004


“Cisnes”
Imperatriz
2005


“Mosqueteiros”
Imperatriz
2006



“Cod Morua”
Imperatriz
2007


“O nascimento místico de Portugal”
Mocidade
2007


Estácio 
2008


 "Os Imortais"
Mocidade
2009


Viradouro
2011



 “A Serpente Encantada e os Guerreiros Tupinambás na Ilha de Upaon-Açu”
Beija Flor
2012