domingo, 27 de janeiro de 2013

BASTIDORES - Leão de Nova Iguaçu 2013


Com o enredo "Filho de mestre... Mestre Andrezinho é a eterna estrela do samba", o coreógrafo Jefferson Bilisco vai surpreender quem for assistir aos desfiles do Grupo D na Intendente Magalhães. 

No vídeo a seguir podemos ver o grupo se preparando para o desfile que acontecerá na terça feira gorda do próximo carnaval. A Leão de Nova Iguaçu será a oitava escola a desfilar.

Por Jefferson Bilisco


CARNAVALESCO - Hélio Benjani vai mostrar o fanatismo pelo samba na comissão de frente da Caprichosos


Por Guilherme Alves
Há nove anos no carnaval, com passagens pela Mangueira, Mocidade, Vila Isabel e há seis anos como coreógrafo da comissão de frente do Salgueiro, este ano, Hélio Benjani terá jornada dupla ao ser responsável também, pelo mesmo quesito, na Caprichosos de Pilares.

- Acho que o ponto forte do meu trabalho são os componentes que eu escolho e a energia da comissão que a gente imprime na Avenida - diz Hélio aoCARNAVALESCO.

Com o conceito de mostrar através de sua comissão de frente que o fanatismo pelo samba se sobrepõe a qualquer outro tipo de fanatismo, o coreógrafo resolveu esse ano usar o novo esquema de trabalho.

- Esse ano fiz uma experiência nova, que não estava habituado. Eu comecei o trabalho no Sambódromo, o que adiantou muito a definir os espaços. A gente costuma trabalhar fora e depois vem pra o Sambódromo e esse ano eu comecei diferente - declara o coreógrafo.

A Caprichosos de Pilares, será a oitava escola a desfilar, no sábado de carnaval, com o enredo "Fanatismo", desenvolvido pelo carnavalesco, Amauri Santos.

sábado, 26 de janeiro de 2013

1 ANO DO BLOG



Hoje está fazendo 1 ANO que o blog COMISSÃO DE FRENTE está no ar. 


Todo o nosso respeito e agradecimento a todos aqueles que acompanham nossas postagens e que colaboram a cada dia para enriquecer este canal que tem a pretensão de se tornar um registro histórico do quesito. 

Muito obrigado e continue com a gente!



quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

O GLOBO - Comissão de frente da Beija-Flor quer crescer com nanotecnologia


Escola usará ‘arma microscópica’ para criar efeitos na Avenida



Integrantes da comissão de frente da Beija-Flor durante um ensaio na quadra, em Nilópolis
Foto: Márcio Alves / Agência O Globo

Integrantes da comissão de frente da Beija-Flor durante um ensaio na quadra, em Nilópolis Márcio Alves / Agência O Globo
RIO — A grande sacada da comissão de frente da Beija-Flor é o uso da nanotecnologia — a manipulação de materiais em escala atômica e molecular. São detalhes tão pequenos, mas que o diretor da comissão, o ator Augusto Vargas, acredita que ajudará os 15 componentes a crescer e aparecer no Sambódromo. Como vai ser a novidade? Isto, segundo ele, é um segredo titânico.
— A nanotecnologia não vai ter um grande efeito, mas vai chamar a atenção. Acho que vai surpreender. Vai ser um diferencial que, com certeza, muitas escolas vão estar seguindo o rastro da Beija-Flor — prevê o ator, sem dar dicas sobre a arma secreta.


— Este vai ser um dos nossos trunfos. A comissão de frente vem com muita magia. A gente vai estar com muitas cartas na manga. Se eu falar da fantasia, entrego também o tema — avisa o ator, enigmático, que também fará encenações no desfile.Augusto quer deixar a surpresa apenas para a Avenida. Nem mesmo se atreve a falar da fantasia que a comissão usará.

Os ensaios da comissão acontecem desde agosto. Em setembro, a escola abriu inscrições para contratar talentos que pudessem se adequar à coreografia e aos planos da comissão para o enredo “Amigo fiel”, homenagem ao cavalo mangalarga marchador. No texto do anúncio, algumas dicas: “Para concorrer as vagas disponíveis, basta ter experiência em arte cênica, balé contemporâneo e sapateado, pele parda acastanhada; (ser) alto, forte, magro, (ter) idade entre 20 e 30 anos, e aparência rústica, com e sem barba”.
— Buscamos descobrir mais talentos da Baixada. Convidei também um grupo de artistas para fazer parte de linguagens específicas. Chamei um artista plástico que tenho profunda admiração: Raimundo Rodrigues, que é de Nova Iguaçu. Ele fará alguns elementos cênicos para mim. A gente está trazendo atores e bailarinos da Baixada. Teremos um tempero especial. Viremos com mais garra — promete ele, nascido em Nilópolis.
O ator se surpreende de ter assumido a comissão e ter a liberdade para tentar algo novo no Sambódromo. Normalmente, as comissões são comandadas por coreógrafos.
— Uma coisa muito interessante é terem me chamado para dirigir uma comissão de frente que já tem supercoreógrafos. Mas a Beija-Flor vai ter uma questão muito cênica para levar para a Avenida. Vai ser um grande teatro musical. Vamos emocionar muito as pessoas com o cavalo e a energia que envolve o animal — afirma.

EXTRA - Serguei estará na comissão de frente da Mocidade

Por: Ramiro Costa 


A Mocidade Independente vai trazer rock'n'roll na veia logo na comissão de frente: o astro roqueiro Serguei vai ser a grande atração da coreografia, assinada por Jaime Arôxa.

- Vamos fazer uma homenagem à cultura pop e ao rock. E o Serguei se encaixa perfeitamente nisso: ele é ousado e transformador. A coreografia dele não precisa ser muito elaborada. A sua presença, neste caso, é o que mais importa - revela Jaime Arôxa, que estreia na Mocidade este ano, com o enredo sobre o Rock in Rio.
O convite também é uma homenagem ao roqueiro, que completa 80 anos em 2013. Morador de Saquarema, Serguei começa a participar em janeiro dos ensaios com a comissão.

- Mesmo com a idade, ele está bem fisicamente, ficou empolgadíssimo com o convite e está doido para começar.

Mas esta não será a primeira vez que Serguei vai pisar na Sapucaí, Em 1991, o roqueiro desfilou em cima de um carro alégorico pela Estácio de Sá no enredo "Brasil, brega e kitsch".




EXTRA - Comissão de frente da Beija-Flor de Nilópolis promete emocionar o público através de um musical a céu aberto

Por Cíntia PapaParte dos artistas da comissão de frente moram na Baixada
Parte dos artistas da comissão de frente moram na Baixada Foto: Fernanda Dias / Extra

A comissão de frente da Beija-Flor de Nilópolis no carnaval deste ano é a cara da Baixada: dos 25 componentes, 17 são moradores da região. E é esse grupo, liderado por Augusto Vargas, que pretende arrancar lágrimas do público na Marquês de Sapucaí.

— Estamos retomando a comunidade e valorizando as pessoas que moram na região. A maioria das escolas chamam coreógrafos e dançarinos famosos, mas nós queremos quem é daqui. Acredito que os moradores da região vão para a avenida com gana de vencer — afirmou Augusto.

O desfile deste ano trará o enredo "Amigo fiel do cavalo do amanhecer ao Mangalarga Marchador". A escolha do elenco foi realizada entre agosto e setembro do ano passado, através de um intenso processo seletivo, que teve mais de 500 inscritos.

— Fizemos uma audição para selecionar os melho$atores, dançarinos e aristas circenses da Baixada Fluminense e conseguimos reunir nomes importantes para a região, como a dançarina Valéria Brito e outros grandes talentos como Raimundo Rodrigues e Marllos Fraga — contou o presidente da comissão.

Seleção refinada

Na primeira fase da seleção, foram exigidas fotos de corpo e rosto dos candidatos, além de biografia artística, com informações sobre experiência profissional e qualificação técnica.
Na segunda etapa foi criada uma bancada para avaliação e realizada uma audição. Esta etapa durou seis dias. Esta bancada avaliou o potencial cênico e técnica de dança dos candidatos.

Dança, arte e teatro: tudo junto na Avenida

Outra artimanha da comissão de frente da Beija-flor será a mistura de artes diferentes como dança, teatro e interpretação.

— A escola está usando uma linguagem teatral, mais voltada para as artes cênicas. A comissão será um teatro a céu aberto. Não tenho dúvidas de que iremos emocionar o público, vamos arrancar lágrimas da plateia — disse Augusto Vargas.

Para fazer bonito na Avenida, a equipe pega pesado nos ensaios, que acontecem diariamente, das 19h às 24h, na quadra em Ni$ópolis. Nas segundas, quartas e sextas-feiras, o treino acontece na Sapucaí. O coreógrafo Marllos Fraga é um dos mais ansiosos. Ele só relaxa quando começa a contagem para ajustar os passos finais.

Nanotecnologia

Pouco foi dito sobre o desfile, mas Augusto adiantou que será feito uso da nanotecnologia — a manipulação de materiais em escala atômica e molecular. São detalhes tão pequenos, mas que ajudarão os componentes a crescer e aparecer no Sambódromo.

Prêmio SRZD 2012 - Júri Popular - Vila Isabel



Prêmio SRZD 2012 - Júri técnico - Unidos da Tijuca

Rodrigo Negri e Priscila Motta recebendo o prêmio:

Apresentação da comissão de frente:

O coreógrafo Alex Neoral fala sobre o olhar dos jurados de comissão de frente

Por SRZD CARNAVAL

terça-feira, 22 de janeiro de 2013

Ensaio técnico - Vila Isabel - 20.01.2013

Marcelo Misailidis fez mistério e mostrou uma coreografia preparada apenas para o ensaio técnico da escola. Com garra os rapazes passaram pela avenida debaixo de chuva.


Por: CARNAVALESCO

Ensaio técnico - Portela - 19.01.2013

O grupo comandado por Márcio Moura passou pela avenida num verdadeiro clima festivo e ainda contaram com a energia contagiante do ator e diretor Jorge Fernando.



Marcelo Misailidis fala sobre a Vila Isabel em 2013

Por: Mais Carnaval

Ensaio técnico - Porto da Pedra - 19.01.2013

A Porto da Pedra pisou na avenida com uma comissão embalada pelo também coreógrafo da Portela, Márcio Moura. O grupo formado por homens usou e abusou de uma coreografia que chamava a atenção para os pés que calçarão os sapatos, que são o tema da escola.

Foto: Ricardo Almeida


sábado, 19 de janeiro de 2013

Ensaio técnico - Imperatriz leopoldinense - 12.01.2013

Alex Neoral fez uma grande participação no ensaio técnico da escola. Sincronizados e muito felizes, os componentes realizaram uma apresentação que parecia ter muitos elementos da coreografia oficial.



Ensaio técnico - Inocentes de Belford Roxo - 12.01.2013

A escola da Baixada Fluminense fará sua estreia entre as grandes e está se preparando para garantir a permanência no grupo. O coreógrafo Patrick Carvalho, pareceu não estar muito preocupado em guardar segredo de sua coreografia e mais uma vez mostrou uma apresentação com movimentos fortes e bem marcados, principal característica de seus trabalhos.
Foto: Ricardo Almeida



19 de janeiro - Dia do Passista






Parabéns passistas!

Grande Rio 2010

Ensaio Técnico - grande Rio - 13.01.2013

A Grande Rio levou para o ensaio técnico um elenco formado apenas por homens, com uma coreografia que parecia ter muitos elementos da apresentação oficial. Jorge Teixeira está no seu segundo ano na escola e promete uma grande apresentação.

Foto: Ricardo Almeida


sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

CARNAVALESCO - Renato Vieira exalta o sincronismo na comissão de frente da São Clemente

Por Geissa Evaristo

Com 12 anos de carnaval, nove deles dedicados para Grande Rio, Renato Vieira estreia na São Clemente como responsável pela comissão do próximo carnaval. No último, o coreógrafo cumpriu expediente na Mocidade Independente de Padre Miguel. Fora da Sapucaí, Renato é diretor de uma Companhia de Dança. Também produz musicais. Já participou com sua companhia do "Criança Esperança" e da minissérie "Hilda Furacão". Também já trabalhou no Theatro Municipal do Rio de Janeiro e no balé do Theatro Municipal de São Paulo. Atualmente, ele está em cartaz com a peça "Doce Amargo", no teatro do Sesc. Na televisão é jurado do quadro Dança dos Famosos, do programa do Faustão, da Rede Globo.

Sem poder revelar o que a comissão vai representar no dia do desfile oficial, adiantou que sua proposta é tentar resgatar as antigas comissões de frente que não eram baseadas em efeitos e sim de sincronismo, segundo ele. Apresentar a escola e seu samba-enredo como uma grande ópera é o seu objetivo.

No ensaio técnico realizado na Marquês de Sapucaí, o coreógrafo usou pequenas partes de sua coreografia oficial, usando o treino para marcar o tempo da coreografia. Sua comissão é formada por quinze componentes entre homens e mulheres. Ele considera como seu ponto forte a emoção, tanto de quem assiste, quanto de quem participa.

terça-feira, 15 de janeiro de 2013

O BATUQUE - Caio Nunes é o novo coreógrafo da comissão de frente do Império

A diretoria imperiana agiu rápido é contratou o coreógrafo Caio Nunes para comandar a comissão de frente. Com a iminente saída de Carlinhos de Jesus, a diretoria começou a trabalhar com alguns nomes e após algumas reuniões chegaram a um consenso, o escolhido foi o coreógrafo Caio Nunes.

Caio foi uma indicação do carnavalesco Mauro Quintaes com quem já havia trabalhado em outras oportunidades, como no Salgueiro e na São Clemente.

“Já trabalhou comigo no Salgueiro e na São Clemente, profissional de excelente qualidade, premiadíssimo e com uma larga experiência”, completa Quintaes.

Jener Tonasso, superintendente-geral do Império explica a chegada de Caio Nunes:

“Já vínhamos trabalhando com essa possibilidade de um novo profissional devido aos compromissos do Carlinhos (de Jesus). O Mauro nos indicou e nós aprovamos, desde então ele já estava ensaiando com seu time e trabalhando a sua coreografia.

O Império Serrano é a 4ª escola a pisar na Marquês de Sapucaí no sábado, 9 de fevereiro.

segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

G1 RS - 'Abre-alas' de desfiles, comissão de frente não é julgada em Porto Alegre


Por Vinicius Brito

Vou começar pelo começo na primeira coluna Sambeabá de 2013. Abro o meu desfile de opiniões falando justamente daquela que tem a responsabilidade e a honra de abrir os caminhos das romarias profanas de fevereiro. Em qualquer carnaval do mundo, é uma atração à parte.

Surpreende, encanta e leva o povo ao delírio. Arranca alguns dos aplausos mais eloquentes das arquibancadas. Traja as mais imponentes fantasias. Apresenta as coreografias mais sincronizadas e criativas. É quem verdadeiramente abre alas em um desfile. É a Comissão de Frente, aquela que tem a missão de apresentar a escola para a imprensa, para o público e para o júri.
Comissão de frente da Estado Maior da Restinga (Foto: Samuel Maciel/PMPA)Comissão de frente da Estado Maior da Restinga,
vencedora do carnaval de 2012
(Foto: Samuel Maciel/PMPA)
A não ser que você esteja no carnaval de Porto Alegre, onde inexplicavelmente seus bravos bailarinos não são julgados. Encantam e dão o tom majestoso como se fossem integrantes de legiões em combate. São guerreiros que arredam tudo que estiver pela frente para dar passagem aos pavilhões das entidades que defendem. Mas não são julgados. Não recebem notas. Não têm o direito de encher o peito e dizer que defendem um quesito. Não defendem. Nem sequer podem encher a boca e gritar ao mundo que são decisivos na competição carnavalesca da capital. Não são.




Ao contrário de qualquer outra cidade do país, Porto Alegre não tem a Comissão de Frente como quesito. A justificativa de alguns cartolas é avarenta. Na concepção deles, se a comissão virar item de avaliação, o passe dos seus componentes ficará mais caro e os orçamentos das escolas vão inchar de forma insustentável. Tal argumento é o prato principal, sempre acompanhado da mesma guarnição: o velho discurso de que faltam recursos, não há incentivo suficiente e por aí vai.

Não é necessário buscar muitos argumentos dissonantes às vozes minoritárias que são contrárias ao quesito Comissão de Frente. O encantamento que elas proporcionam é infinitamente maior aos centavos que custam, sendo ou não quesito. Rio de Janeiro, São Paulo, Florianópolis, Vitória, Uruguaiana, Santa Maria, Pelotas, Cruz Alta, Novo Hamburgo, São Leopoldo e outro punhado de cidades em todo Brasil dão a resposta sem direito de réplica. O óbvio se impõe inapelavelmente.

O ano de 2013 terá de ser o último ano em que Porto Alegre não atribuiu notas para as suas comissões de frente. E, para isso, sugiro uma campanha nas redes sociais, nas descidas da Borges, nos ensaios e até nos desfiles do Porto Seco. Com criatividade, tenho certeza que o povo do carnaval consegue. Escreva, digite, pinte, cante, dance: “Comissão de Frente: quesito já!”.

* Vinicius Brito, colunista do G1 RS, é jornalista e apaixonado por samba e carnaval. Desde 2008, é compositor de sambas-enredos.

Caio Nunes é o novo coreógrafo do Império Serrano


Faltando apenas 27 dias para o desfile oficial do Império Serrano, a escola divulgou o nome do substituto de Carlinhos de Jesus, para o comando de sua comissão de frente.

A saída do coreógrafo foi cercada de especulações. Embora, o presidente Átila tenha afirmado logo após ao ensaio técnico que o coreógrafo havia se desligado da escola por atrasos no pagamento de seu salário, Carlinhos garantiu que o motivo de sua saída foi o grande número de compromissos que o impossibilitava de se dedicar à comissão. Ainda na avenida, o nome de Charles Nelson, responsável pelo grupo de mulheres que assumiu a posição no ensaio técnico, foi cogitado como substituto.

Quem assume oficialmente o cargo  foi o coreógrafo de shows, filmes, programas tv e novelas, Caio Nunes. No carnaval, Caio teve passagens pelo Salgueiro, Vila Isabel, Grande Rio e São Clemente, aonde permaneceu por quatro anos consecutivos.

Veja a última comissão comandada por Caio na São Clemente em 2011:


CARNAVALESCO - Marcelo Chocolate aposta na emoção para comissão de frente da Mangueira


Por Geissa Evaristo
Marcelo José Alves, o popular Marcelo Chocolate, 42 anos de carnaval e 9 como integrante da comissão de frente da Mangueira, estreia em 2013 como o responsável pelo quesito. Fora do carnaval, Marcelo possui duas academias de dança uma no Rio de Janeiro e outra em São Paulo. O coreógrafo também é responsável pelo balé da cantora Alcione, além de participar como dançarino do quadro Dança dos Famosos, do programa do Faustão, da Rede Globo.

Com uma equipe formada por quinze componentes entre homens e mulheres, quase todos profissionais (dois integrantes são da comunidade do Morro da Mangueira), sua palavra de ordem é energia.

Marcelo Chocolate acredita que a palavra tem poder, pois está realizando um sonho que havia profetizado: "Ser coreógrafo da comissão de frente da Mangueira um dia". Ele deseja que este sonho dure por muitos outros carnavais. Com pé no chão, simplicidade e beleza, Marcelo realiza um trabalho com amor desde o mês de outubro do ano passado e sua missão é levar emoção ao público que assistirá ao desfile da Mangueira.

Sem revelar o que a comissão vai mostrar na Sapucaí, no ensaio técnico realizado no Sambódromo, eles fizeram uma coreografia especial para brindar o público que lotou as arquibancadas.

domingo, 13 de janeiro de 2013

SRZD - 'Desfile oficial terá uma grande surpresa', adianta Patrick Carvalho


Por Luana Carvalho
Parecendo extasiado com o momento, o coreógrafo da comissão de frente da Inocentes de Belford Roxo, que estreia no Grupo Especial em 2013, conversou com oSRZD-Carnaval pouco antes de a escola ensaiar na Marquês de Sapucaí. Patrick Carvalho ressaltou que a expectativa é grande e que o trabalho será muito bem feito.

Segundo Patrick, é ainda pior quando o trabalho chega ao fim, pois a ansiedade se torna enorme. O coreógrafo fez questão de comentar sobre o samba, que, segundo ele, encaixou perfeitamente na coreografia da comissão de frente. "O samba foi perfeito. Cada movimento que eu criei foi com muito carinho baseado no estudo que fiz do enredo. Tudo se encaixou muito bem. Vamos retratar a disciplina da luta que a Coreia do Sul tem", frisou.
Patrick confirmou o que o intérprete Wantuir assegurara ao SRZD-Carnaval minutos antes e também disse que a coreografia mostrada nesta noite será a oficial. A única diferença, destacou ele, é que o desfile oficial será brindado com uma grande surpresa. "O presidente me falou 'não economizem nada', então hoje é tudo pra valer", finalizou Patrick Carvalho.

CARNAVALESCO - Santa Cruz guarda segredo sobre comissão de frente


Por Guilherme Alves
Com o enredo, "O dragão do mar e a lenda do Ceará", desenvolvido pelos carnavalescos, Munir Nicolau e Sylvio Cunha, trará como coreógrafo da comissão de frente, por mais um ano, Carlos Muvuca, que já esteve a frente do quesito na agremiação por diversos anos. Em conversa com a nossa reportagem, Carlos Cunha, assistente de Muvuca, contou sobre o ritmo de ensaios da comissão de frente.

- Já estamos ensaiando no Sambódromo, as segundas e quartas e também ensaiamos em Nilópolis - disse Cunha ao CARNAVALESCO.

Segundo coreógrafo da comissão de frente da Verde e Branco e na escola há oito anos, Carlos Cunha prefere guardar segredo sobre o conceito que mostrarão durante o desfile oficial da agremiação.

- No ensaio técnico a gente fez só uma brincadeira, com os homens vestidos de jangadeiros e trouxemos uma mulher, representando a mulher rendeira, mas não é a coreografia oficial, só posso adiantar que no dia do desfile haverá um tripé - conta.

A Santa Cruz será a terceira escola a desfilar, na sexta-feira de carnaval, na Marquês de Sapucaí. 

sábado, 12 de janeiro de 2013

O BATUQUE - Vila Santa Tereza tem novo coreógrafo para comissão de frente



Carlos_FontinelleCarlos Fontinelle é o novo coreógrafo da comissão de frente da Unidos da Vila Santa Tereza. Carlos atuou como assistente da coreógrafa Alice Arja desde 2004passando por escolas como Portela, Imperatriz, Porto da Pedra, Império Serrano, Renascer, Império da Tijuca, e Acadêmicos da Abolição.

Com mais de onze anos de experiência, a partir de2011 paralelamente assinou como coreógrafo das comissões de frente do Amarelinho do Irajá, Boi da Ilha do Governador, Império da Praça Seca e Unidos do Bangu. E no carnaval 2013 estreando na Vila Santa Tereza, Carlos é só alegria.

“Para 2013 a comunidade da Vila Santa Tereza, pode esperar da Comissão de frente muita garra e força de vontade. Estou muito feliz com a escola e sei que todos juntos e com muito foco, faremos um excelente trabalho”, conclui.

sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

CARNAVALESCO - Com alegria e inovação, Sérgio Lobato prepara comissão de frente da Rocinha

Por Geissa Evaristo
Com 49 anos de idade, oito deles dedicados ao carnaval, os últimos três na Acadêmicos da Rocinha. Sérgio Lobato é o responsável pela comissão de frente da agremiação. Baillarino, estreou no carnaval carioca em 2005 coreografando a abertura da Tradição, no ano seguinte foi para a Unidos da Tijuca. De 2007 a 2010 foi o responsável pela abertura dos desfiles da Viradouro. Em 2013, ele assinará também a comissão de frente da União da Ilha do Governador por também esteve em 2012. Na Acadêmicos da Rocinha, Lobato chegou através de um convite de Luis Carlos Bruno, carnavalesco com quem nutre uma relação de profissionalismo e amizade.

Sua comissão de frente, de acordo com ele, imprime um trabalho de muita alegria, inovação e tradição. Os ensaios começaram no final de novembro. Para o ensaio técnico realizado na Marquês de Sapucaí, ele considera importante para marcar o tempo da escola. A comissão de frente usará um elemento cenográfico em sua apresentação oficial.

Para Lobato, o ponto forte do seu trabalho está em buscar uma movimentação específica para cada personagem da comissão. Em 2012, ele recebeu todos os prêmios de melhor comissão de frente do Grupo de Acesso pela Acadêmicos da Rocinha, incluindo, o Estrela do Carnaval oferecido pelo site CARNAVALESCO.

NOSSA HISTÓRIA - Joaquim Mãozinha, integrante da comissão portelense nas décadas de 60 e 70.



  • Joaquim Raimundo dos Santos, o Joaquim Mãozinha, foi integrante da comissão de frente da Portela nos anos 60 e 70, só deixando o posto quando a escola substituiu sua elegante comissão trajando terno, gravata e cartola por mulheres.

    Joaquim, faleceu em 1982, mas quem nos contou um pouco da sua história foi o seu filho Jairo, que no carnaval de 60, já desfilou na barriga da mãe pela Portela. Hoje, ele ainda desfila na escola e se orgulha de falar do pai e do período em que passou lá.


    " No início, era tudo muito tradicional. A vestimenta deles era muito alinhada, era a mais bem vestida do carnaval. Por isso, era sempre nota dez.

    Eu era criança, tinha dez, doze anos... Sentavam na mesa da comissão de frente: Manacéia, Alvaiade, Nilson Batatinha, Oscar Bigode, João Calça Curta... Todos falecidos, mas "Seu Coelho" ainda está vivo. É o mais antigo da Portela. Sabe tudo da escola.
  • Meu pai parou porque entrou a comissão de frente só de mulheres. Então, passou a desfilar junto com a Velha Guarda. O último desfile dele na comissão foi em 75, mais ou menos. O Enredo era sobre Macunaíma, quando a Portela foi cortada no meio, tinha muitos componentes naquele ano (seis mil).
    A Portela era muito badalada! Tão badalada, que os ensaios aconteciam também no Mourisco, pra ficar perto do “pessoal do dinheiro”.

    Eu acompanhava não só meu pai, como minha mãe, meu divertimento era na Portela. No carnaval de 60 eu desfilei na barriga de minha mãe.


    Fiquei mutio tempo afastado do carnaval depois que fiz o “santo” e só voltei em 2008... Não consigo parar mais.

    Ainda guardo a cópia do título de sócio do meu pai, que era conhecido como Joaquim Mãozinha. 


    Meu pai costumava enfrentar o Sr. Natal, que gostava de bater e apontar o dedo na cara dos outros... (risos)"



    Título de sócio de Joaquim Raimundo dos Santos de 1955




SRZD - 'A Viradouro quer voltar para sua casa, no Especial', garante Luciana

Por Patrícia Raposo


foto:divulgação


Juntar as histórias e memórias de duas grandes agremiações como Unidos do Viradouro e Acadêmicos do Salgueiro, simplificar e contar através da criação de uma comissão de frente pode não parecer uma tarefa fácil. Mas para Luciana Yegros, coreógrafa da vermelha e branca de Niterói, a missão está se tornando possível.
Em conversa com o SRZD-Carnaval, Luciana resumiu o que será apresentado pela escola, no dia 8 de fevereiro, na Marquês de Sapucaí, sobre o enredo "Nem melhor nem pior, que não sai da minha mente. Inspiração para o meu samba, eu também sou diferente", assinado pelo carnavalesco Max Lopes.
"Pela primeira vez estou trabalhando com o Max e fiquei muito surpresa e feliz com nossa parceria. Ele me deixou super à vontade, fui mostrando minhas ideias para ele, trocamos informações, ele foi aprovando as criações e tudo foi se construindo", detalhou.
"Fiquei muito satisfeita porque acho que é importante esta comunhão com o carnavalesco. A comissão de frente não é nada à parte da escola, ela está dentro de um enredo que está sendo contado por ele", completou.
foto:reprodução de internetEla revelou que sua equipe, composta por 15 integrantes, terá entre eles um ator.
"Minha equipe está com um naipe bastante técnico. Não tenho só bailarinos, mas também atores e pessoas apaixonadas pelo Carnaval. Um dos nossos diferenciais será o ator Léo Fagundes, super talentoso, que representará o tempo", destacou.
"Através do personagem dele falaremos da memória do Salgueiro, nosso grande homenageado. Viajando pelo passado, relembrando grandes Carnavais, e também passando pelo presente e futuro. Será uma junção das duas escolas. Como se a Viradouro estivesse recebendo o Salgueiro e suas grandes histórias", completou.
Completando 10 anos como comandante de comissões de frente no Carnaval carioca, Luciana também é uma personagem essencial na narrativa das duas agremiações em questão, já que foi na Academia do Samba que ela iniciou seu trabalho assinando como coreógrafa. Experiente, ela afirmou que a visão dos julgadores não influencia na execução do seu trabalho.
"Sabemos que existem regras, exigências e é um quesito importante. Mas também enfrentamos o gosto pessoal de cada um, o que pode ser muito subjetivo algumas vezes. Acho fundamental que a avaliação seja feita como um todo, desde o início da apresentação, e não apenas no momento em que a comissão está de frente para a cabine. E um bom julgador está sempre atento à isso", ressaltou.
"Eu sou muito crítica, no entanto não me preocupo muito com as notas, elas chegam como consequência de um bom trabalho apresentado. Tenho muito cuidado com o público. Minhas criações são histórias contadas com antes, durante e depois. Uma comissão que passa andando pela avenida e concentra sua apresentação apenas na frente dos jurados pode acabar sendo antipática com o público", alertou.
foto:divulgação
A preocupação e ansiedade que giram em torno do tão sonhado título de campeã do novo Grupo de Acesso, denominado Série A, não abala Luciana. Segura da capacidade da agremiação, ela acredita que a volta ao Grupo Especial será um acontecimento para lá de merecido.
"A Viradouro não está brigando para subir. Ela está brigando para voltar para sua casa, que é o Grupo Especial. A escola não perdeu sua identidade de Grupo Especial. Sabemos das dificuldades que as escolas do Acesso enfrentam, ainda mais agora com a redução das verbas devido a esse inchaço que veio da junção dos dois grupos. Com isso, usamos e abusamos da criatividade e não diminuímos ou alteramos a qualidade do nosso trabalho", disse.
"Apresentaremos um trabalho lindo, com surpresas e momentos que contarão as histórias das duas escolas, mostrando os elementos que elas têm em comum como, as cores, a memória, a comunidade, a energia, o padroeiro Xangô e a tradição", finalizou.
Com tantas surpresas a caminho, só nos resta aguardar a passagem da Viradouro pela Passarela do Samba, no Maior Espetáculo da Terra!

quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

LIESA divulga o nome dos jurados de comissão de frente do Grupo Especial carioca em 2013



Ontem à noite (09/01), na sede da LIESA, foram divulgados os nomes dos jurados do Grupo Especial do Rio de Janeiro em 2013.

Os jurados também passaram pelo curso que os prepara para atuar em cima do regulamento na avaliação das apresentações.


Não houve mudanças no quadro e os jurados continuam sendo os seguintes:


Fabiana Valor

Marcus Nery Magalhães

Paulo César Morato

Rafael David

Boa sorte aos grupos e que os trabalhos caiam no gosto dos jurados!

CARNAVALESCO - Jurados de Enredo, Alegorias, Conjunto e Comissão de Frente dizem que o que pensam dos quesitos


Por: João Santoro

 
A Liesa deu inicio ao curso de jurados nesta quarta-feira com quatro quesitos: Enredo, Alegorias e Adereços, Conjunto e Comissão de frente. Os outros seis quesitos serão passados aos jurados nas próximas semanas. Quarta que vem será a vez de Samba-Enredo, Harmonia e Evolução e o último dia de cursos será no dia 21, segunda-feira, que encerra com Bateria, Fantasias e MS & PB.

Julgando há quatro anos, Fabiana Valor contou para o site CARNAVALESCO qual o foco do jurado de comissão de frente: - Não é só a coreografia, mas temos que ver tudo como fantasia e adereços. Tentamos ver se está de acordo com o está descrito no Abre-Alas. Cada escola peca em uma parte, não tem nada específico, os erros são diferentes em cada escola.

Já o julgador de enredo, Pérsio Pérsio Gomyde, explica o que ele espera que a escola de samba passe em enredo: - Eu cobro clareza para o público entender, mesmo sem estar com o livro Abre-Alas, cobro muito alegria já que estamos no carnaval. O enredo precisa ter densidade algo cultural, pode ser qualquer coisa, mas eu quero ver uma verdade, mesmo que essa verdade seja carnavalesca.

E complementa falando como que as escolas perdem décimos importantes: - Eu tiro muito décimo, assim como os meus amigos, se vier ala fora de ordem do roteiro e isso sai do entendimento e nós somos obrigados a punir.

Já para Bruno Chateaubriand, julgador de alegorias e adereços, falou sobre falta de atenção do próprio carnavalesco: - Não existe escola perfeita no Sambódromo, pelo menos no meu quesito, todas erram. Por isso, a gente só coloca a nota na terça de manhã e existe uma análise comparativa. A gente escreve muito na hora do desfile e depois passamos para o mapa de notas. Às vezes, o espaço que temos para justificar é pequeno, eu mesmo queria mais espaço. Julgamento a gente segue o protocolo e as normas passada pela Liesa. Se você pegar ano a ano vai reparar que não tem disparate é tudo muito próximo, estou falando do meu quesito, ou seja, estamos percebendo quase que os mesmo erros e problemas e isso facilita para o carnavalesco. Alguns profissionais ficam tão fechados e não leem com atenção determinadas justificativas.

Uma das mudanças para 2013 é o julgador Ricardo Rizzo, que já fez parte do júri até 2002 e está voltando esse ano. Depois de 11 anos afastado, o julgador economizou nas palavras, mas se mostrou contente em voltar: - Me sinto honrado é sempre um desafio. Conjunto é um quesito que não tem como o jurado descansar.

EXTRA - Jamelão será lembrado na comissão de frente da Mangueira


Por: Leonardo Bruno 

No ano de seu centenário, Jamelão promete emocionar o público da Sapucaí. Ele será revivido na comissão de frente da Mangueira. A apresentação para o júri ainda trará o trem, fio condutor do enredo sobre Cuiabá. A comissão marca a estreia como coreógrafo de Marcelo Chocolate, que promete não vir com nenhum tripé.
- Ele atrapalha um pouco a comunicação com o público, então optamos por não trazer alegoria - diz Chocolate, que tem experiência em reviver grandes bambas na Avenida: em 1999, ele foi o Pixinguinha na clássica comissão de Carlinhos de Jesus.