Ghislaine Cavalcanti, a bailarina formada pela Escola de Danças Clássicas do Teatro Municipal do Rio de Janeiro e pela The Royal Academy Of Dancing, estudou dança clássica, moderna, espanhola, afro-brasileira, teoria musical, história da dança e ritmoplastia. Professora de dança e balé clássico, lecionou no AC Ballet Tatiana Leskova . Participou de diversos espetáculos e programas de televisão. Fundou e dirigiu o projeto Aprendendo com o Ballet que funciona na escola de Nilópolis e coreografou a Comissão de Frente da Beija-Flor entre os anos de 1997 e 2010.
Falar das comissões de frente de Ghislaine Cavalcanti também é contar parte da história da Beija Flor de Nilópolis. A coreógrafa foi pioneira ao levar para a avenida um grupo formado apenas por bailarinas, utilizando muitas vezes passos de balé nas apresentações. Em 2007, a Beija Flor desfilou com uma comissão composta apenas por homens, mas as meninas que sempre brilharam nesta posição, vieram logo atrás do casal de mestre sala e porta bandeira formando uma "segunda comissão de frente". Vestidas de antílopes elas marcaram presença no desfile que deu mais uma vez o campeonato à escola de Nilópolis.
Nas apresentações que você confere a seguir, chamamos a atenção para os belíssimos figurinos utilizados pelo grupo. Com vocês as comissões de Ghislaine Cavalcanti!
ENREDO: “A Beija-Flor é festa na Sapucaí”.
“Festa no Céu”
1998
ENREDO: “Pará – o mundo místico dos Caruanas nas águas do Patu-Anu”
“Povo de Auí”
1999
ENREDO: “Araxá – lugar alto onde primeiro se avista o sol”
“Passeio da Corte Real Portuguesa pela História de Araxá”
2000
ENREDO: “Brasil, um coração que pulsa forte. Pátria de todos ou terra de ninguém”
“Anjos – membros do conselho celestial”
2001
ENREDO: “A saga de Agotime. Maria Mineira Naê”
“O ritual sagrado à pantera negra”
2002
ENREDO: “O Brasil dá o ar da sua graça. De Ícaro a Ruben Berta, o ímpeto de voar”
“O dom divino de voar” / “Beija-Flores a bailar – inspiração que fez o homem voar”
2003
ENREDO: “O povo conta a sua História – saco vazio não pára em pé – a mão que faz a guerra, faz a paz”.
“O reino das sombras e o império da luz – o duelo das forças do universo”
2004
ENREDO: “Manôa – Manaus – Amazônia Terra Santa – Alimenta o corpo, equilibra a alma e transmite a paz”.
“Essência amazônica – raízes, misticismo e proteção”
2005
ENREDO: “O vento corta as terras dos pampas – Em nome do Pai, do Filho e do Espírito
Guarani – Sete povos na fé e na dor, sete missões de amor”
“Poder e sedução – a vinda de um novo rei”
2006
ENREDO: “Poços de Caldas derrama sobre a terra suas águas milagrosas – do caos inicial à
explosão da vida – água, a nave-mãe da existência”.
“Singularidade – a origem do universo e do planeta água”
2007
ENREDO: “Áfricas – do berço real à corte brasiliana”
“Caminhos abertos – Áfricas: realidade, realeza e axé”
2005
ENREDO: “O vento corta as terras dos pampas – Em nome do Pai, do Filho e do Espírito
Guarani – Sete povos na fé e na dor, sete missões de amor”
“Poder e sedução – a vinda de um novo rei”
2006
ENREDO: “Poços de Caldas derrama sobre a terra suas águas milagrosas – do caos inicial à
explosão da vida – água, a nave-mãe da existência”.
“Singularidade – a origem do universo e do planeta água”
2007
ENREDO: “Áfricas – do berço real à corte brasiliana”
“Caminhos abertos – Áfricas: realidade, realeza e axé”
2008
ENREDO: “Macapaba – Equinócio solar: viagens fantásticas ao meio do mundo”.
“A Linha Imaginária e a Beleza do Fenômeno Solar”
Belíssimos trabalhos à frente da Beija-Flor de Nilópolis. Seu retrospecto artístico e seu currículo refletem a competência de sempre, sua atitude profissional e comprometida com a tradição de uma escola vencedora. Suas notas 10 jamais serão esquecidas. Você é uma coreógrafa que qualquer escola de samba gostaria de ter. Parabéns. Dilma e Alberto Corona.
ResponderExcluir