segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

Importância dos Ensaios Técnicos

Para os componentes das comissões de frente das escolas do Rio é no Ensaio Técnico da Marquês de Sapucaí que se pode sentir o andamento da bateria e o calor da comunidade, além de ser uma das oportunidades do integrante se soltar e curtir um pouco do desfile, já que no dia oficial a coisa é séria e o nível de concentração é altíssimo. Veja a seguir, na matéria de João Santoro para o site O CARNAVALESCO, a opinião de alguns coreógrafos sobre o aproveitamento dos ensaios na avenida.

Comissões de frente pretendem levar algo especial para os ensaios técnicos 2012
Por: João Santoro

Nos dias atuais, as comissões de frente se tornaram um espetáculo à parte do desfile das escolas de samba. Muitos críticos e os amantes do carnaval chegam a cogitar que as comissões impactantes são capazes até de garantir um campeonato. Neste domingo, começam os ensaios técnicos e, com isso, voltará esse tipo de questionamento. O site CARNAVALESCO conversou com os coreógrafos das comissões da Unidos da Tijuca, Vila Isabel e Salgueiro para saber o que eles pensam dos ensaios que antecedem os desfiles. O que fazer e o que não fazer durante os ensaios.

Nos dias atuais, as comissões de frente se tornaram um espetáculo à parte do desfile das escolas de samba. Muitos críticos e os amantes do carnaval chegam a cogitar que as comissões impactantes são capazes até de garantir um campeonato. Neste domingo, começam os ensaios técnicos e, com isso, voltará esse tipo de questionamento. O site CARNAVALESCO conversou com os coreógrafos das comissões da Unidos da Tijuca, Vila Isabel e Salgueiro para saber o que eles pensam dos ensaios que antecedem os desfiles. O que fazer e o que não fazer durante os ensaios.

Com a coreografia praticamente montada, ensaio no palco do espetáculo é visto com bons olhos por todos os coreógrafos. Tida como a última comissão que mais impactou o Sambódromo, em 2010. Priscila, coreógrafa da Unidos da Tijuca, falou da importância de se levar a comissão de frente para os ensaios e de se realizar a coreografia oficial:
- A comissão de frente faz parte do desfile, e o público quer ver a comissão, então a gente prepara algo especial para levar para quem está presente na Avenida. É mais um momento que conseguimos reunir todo mundo. O que estamos preparando para o desfile só fica impactante se for inédito. Se queimarmos algo do desfile antes, vai perder o impacto.
Rodrigo, que faz parte juntamente com a Priscila na comissão, aproveitou para afirmar a importância da participação nos ensaios:
- O desfile é um todo e a comissão precisa estar presente, até porque o andamento começa pela comissão. É importante para os componentes conhecerem o palco e também a questão do tempo, que fazemos igual, usando uma coreografia diferente nos ensaios. Qualquer coisa que é feita no ensaio, vai repercutir. Então acredito que quebra a magia. Ao mesmo tempo, acho que seria importante trazer algo para esse público, mas não a coreografia oficial.

Já para Hélio Bejani, que esta à frente da comissão do Salgueiro desde 2008, o público que vai acompanhar os ensaios merecem ver “quase” toda a coreografia:

- Eu faço praticamente a coreografia oficial. Esses ensaios são para testarmos principalmente a evolução. Desde que comecei, não abro mão disso. Só não temos como levar figurino e alegoria. Não podemos esquecer que é uma competição, não entre as comissões, e sim das agremiações.


Quem também falou sobre a importância da comissão nos ensaios técnicos foi o coreógrafo da Vila Isabel, Marcelo Missalidis:
- É a hora de concentrar e também de entrar no clima. As vezes renovamos o elenco, o que é natural. A gente sempre faz uma apresentação que tenha a característica do trabalho. As vezes não levamos a coreografia porque não temos como ir com tudo que o trabalho pede.
Muitos desses frequentadores de ensaios técnicos não comparecem ao desfile oficial.

 Por isso, o casal de coreógrafos da Tijuca espera retribuir o carinho que vem recebendo fazendo uma coreografia especial para o público:
- Não podemos passar dando tchauzinho e batendo palma, já criamos algo especial para o ensaio – disse Priscila. - A gente guarda a nossa coreografia, mas sabemos que o público que está na Avenida no ensaio é um público diferente do desfile, então temos a obrigação de brindá-los também – finalizou Rodrigo.

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