José Carlos Faria Caetano, O Machine, ganhou esse apelido em 1983, na França, onde se apresentou nas festividades de fim de ano. Um empresário francês, Daniel Castro, o apelidou de "La Machine du Samba" (A Máquina do Samba), nome que foi logo simplificado pelo mestre Joãozinho Trinta que passou a chamá-lo simplesmente de "Machine".
Exatamente por ter uma vida dedicada à Marquês de Sapucaí, sua popularidade se mistura à própria história do Sambódromo. Machine foi convidado pelo então, governador do Rio de janeiro, Leonel Brizola, para coordenar os ensaios técnicos da avenida e desde então, é detentor das chaves da passarela do samba, o que lhe deu o complemento de "Síndico da Passarela" ao apelido.
Todos os anos, Machine sai de sua casa em São João de Meriti e passa 6 meses Sambódromo, trocando a noite pelo dia, acompanhando os processos de montagem e desmontagem das estruturas e coordenando os ensaios.
Tanta história e dedicação às escolas de samba fez com que Machine fosse eleito em 2010, pelo jornal O Dia, o sambista mais popular do Rio e lançasse no mesmo ano o livro "Machine, o Síndico da Passarela", aonde conta desde a sua infância suas aventuras no mundo do samba.
Machine conta essa história:
Passista, mestre sala, síndico da passarela e... coreógrafo de comissão de frente. Isso mesmo, Machine também foi responsável por algumas comissões nos anos 90.
ENREDO: “Brasil feito à mão – do barro ao Carnaval”
“Mãos da miscigenação”
ENREDO: “A face do disfarce”.
“Corte de Momo”
“Corte de Momo”
ENREDO: “As sombras da folia”
“Sarau da Corte”
“Sarau da Corte”
Com a proximidade dos desfiles, as comissões vão para avenida fazer alguns ensaios técnicos, onde conferem detalhes da coreografia e testam as surpresas que serão apresentadas (geralmente na madrugada). Machine não está mais à frente das comissões, mas a sua ligação com elas ainda é intensa. Isso porque, os coreógrafos precisam agendar seus ensaios com ele, que fica também responsável pela fiscalização dos mesmos, além de organizar os horários dos grupos na pista.
Nenhum comentário:
Postar um comentário