quinta-feira, 2 de agosto de 2012

COREÓGRAFOS - Uruguaiana - Cristina Fernandez

Ela chegou à escola Unidos da Cova da Onça em 2007 e de lá não saiu mais. Premiadíssima, a jovem coreógrafa, Cristina Fernandez é dona de um estilo muito próprio e está fazendo história no carnaval de Uruguaiana. A seguir, ela nos conta como é o trabalho dessa equipe campeã.



CF - Como surgiu a paixão pelas escolas de samba e pelas comissões de frente?
- Desde pequena, minha família sempre foi envolvida com o carnaval, desde os tempos dos Blocos de Carnaval que fazíamos nos veraneios na Lagoa dos Patos em Tapes/RS. Cresci vendo meus familiares montando alas, coreografando componentes, costurando fantasias, criando marchinhas, etc. Portanto, desde minha raiz estou envolvida com a paixão que o Carnaval é para mim.
Quanto a Comissão de Frente, sempre me encantou e muito me identificava. Nasci em Uruguaiana, e muito pequena fixamos residência em Porto Alegre, onde estudei. Retornei a Uruguaiana adulta, onde aqui, culturalmente, o Carnaval se estabeleceu e adquiriu raízes graças a influência dos Fuzileiros Navais, oriundos do Rio de Janeiro, que trouxeram o esplendor desta festa popular.

CF - Quando e como foi a estreia em comissões?
- Estreei, no ano de 2007, junto a Escola de Samba Unidos da Cova da Onça, onde estou até hoje. Em apenas 20 dias antes do início do carnaval, daquele ano, fui convidada para coreografar a Comissão de Frente, sem ter a noção exata da grandiosidade que era tal encargo. Contudo, a experiência foi incrível e me encantou mais ainda e hoje sou uma entusiasta e apaixonada pelo o que eu faço junto a escola.

CF - A idéia original é uma concepção do carnavalesco ou sua?
- É do carnavalesco. Porém, há reuniões onde a opinião do coordenador da comissão de frente, minha e a do carnavalesco são necessárias para adaptar os personagens e as idéias, até chegarmos no resultado final.

CF - Como é seu processo de criação?
- Depois de decidida a história e os personagens, eu começo um processo de pesquisa, sobre as peculiaridades, costumes, tradições, lendas, indumentárias, entre outros. E depois de delineada a idéia da pesquisa, começo a transformar tudo isso em movimento, em dança, teatro, em expressões corporais, enfim, sentimento.

CF - Você sempre trabalhou com integrantes da sua Cia. de Dança?
- Não, fazem dois anos que estou com a mesma equipe.  Nos anos anteriores era muito difícil reunir 16 pessoas, quatro meses antes do carnaval, e transformá-los em bailarinos. Então, enfrentando estas dificuldades, percebi que o trabalho deve ser contínuo durante o ano. E aí surgiu a vontade e o sonho de montar uma Cia de Dança, o que está dando muito certo, graças a dedicação e o esforço destes meninos e meninas que amam a dança. Os atuais bailarinos começaram sem ou com pouca experiência em dança e agora se sobressaem com grande talento.

CF - Você está a anos na mesma escola, como é a relação com a comunidade e com os membros da direção?
- A minha relação com a Comunidade e com os membros da Direção é excelente. A Comunidade da Cova da Onça é extraordinária, envolvida, ardente e apaixonada pelo sua Escola. Só quem vive o Carnaval de Uruguaiana, pela Cova da Onça sabe a força que tem a sua Comunidade.

"Tenho orgulho de dizer e agradecer a Direção da Cova da Onça pela confiança depositada em mim."

CF - Como funcionam os ensaios?
- Os ensaios da Comissão de Frente começam aproximadamente quatro meses antes do Carnaval. Os primeiros dois meses são realizados num local fechado, no início do terceiro mês nós vamos para o Barracão da Escola, e no último mês os ensaios são realizados na própria Avenida, durante a madrugada.

CF - O figurinos utilizados em suas apresentações são muito apropriados, quem cuida desta parte?
- O Coordenador da Comissão de Frente é o responsável para que tudo dê certo com esta parte.

CF - Qual foi o desfile mais marcante?
- É difícil responder, porque cada desfile tem sua expectativa, calor, emoção e sempre nos dedicamos para o máximo. Mas, posso lhes afirmar que o último (2012) foi muito emocionante e a nossa Comissão muito unida e familiarizada. Nos conhecemos, somos amigos e lutamos pelo mesmo ideal.

CF - E o momento mais difícil?
- O primeiro ano (2007) foi realmente o mais difícil. E aos poucos foi-se adquirindo confiança e experiência. Não que os outros anos tenham sido fáceis, porque o medo, a paixão e a vontade de fazer o melhor, sempre nos impulsionou a buscar a superação de cada ano.

CF - Como funciona a concentração para o desfile?
- Aqui em Uruguaiana/RS, são duas noites de desfiles. Nos concentramos cedo, aproximadamente dez horas antes do desfile. Nos reunimos em uma casa, onde relaxamos, descansamos e ficamos vendo os últimos detalhes, seja das roupas ou do tripé.

CF - O que uma comissão precisa pra obter as notas máximas na avenida?
- Muito trabalho, muita responsabilidade, muito comprometimento e respeito mútuo. E principalmente, muito amor pela Escola.

E COM MUITO ORGULHO DIGO QUE A COMISSÃO DE FRENTE DA COVA DA ONÇA DETÉM TODAS ESTAS QUALIDADES.

CF - Você tem utilizado tripés nas suas apresentações. Qual a importância dele na sua criação?
Sempre! É um elemento que surpreende o público, abrilhanta a apresentação e é mais uma ferramenta para a Coreografia.

CF - Que comissão merece mais o seu carinho?
- Todas as comissões que coreografei tiveram seu papel de importância na minha história e da Escola. Mas, minha última Comissão de Frente e este grupo de bailarinos que está comigo tem todo o meu respeito, agradecimento e carinho.

CF - Quais as expectativas para 2013?
- As melhores. Muito trabalho, muita responsabilidade e muito comprometimento. Estamos em busca da Nota Máxima e com a certeza que ajudaremos a COVA DA ONÇA a conquistar o TETRA CAMPEONATO.


Gostaria de agradecer a oportunidade e convidá-los para vir a nossa cidade de Uruguaiana/RS e conhecer o nosso Carnaval Fora de Época.





As criações de Cristina Fernandez:
*****
2012
ENREDO: "Tem Kizomba na Avenida! Cova Canta Martinho, Show da Vila"

2011
ENREDO: "Arroz: do Império do Meio ao Pampa Gaúcho, o grão que vale ouro"

2010
ENREDO: "Guerreiros da Vida. Protetores da Mãe Terra"

2009
ENREDO: "Carnaval Doce Ilusão, de um Sonho, Construo a Realidade"

2008
ENEDO: "Cova, Eu Sou a Luz"

2007
ENREDO: "Uruguaiana homenageia o Imigrante Vencedor e mostra ao mundo sua etnia"


14 comentários:

  1. PARABÈN PARA CAROL,LIDI,TATI,JOICE,HELLEN,KARINE,JOSI,DANI ,ROGERIO,HENRIQUE,FABIANO,LEONARDO,WESLLEY,MARCELO,JULIO,MATHEUS,PAULO,JOSÉ e JOSÉ!!
    VOCES SÃO NOSSOS TALENTOS. TODOS DE URUGUAIANA!!!
    SÓ TEMOS A AGRADECER A VOCES!
    O NOSSO MUITO OBRIGADO!!
    RUMO AO TETRA!!
    TE AMAMOS, TE ADMIRAMOS E TE AGRADECEMOS MUITO CRISTINA.

    ResponderExcluir
  2. A MELHOR COMISSÃO DE FRENTE DE URUGUAIANA!!!

    ResponderExcluir
  3. URUGUAIANA TEM QUE DAR VALOR PARA OS TALENTOS DA NOSSA CIDADE!
    NÃO COMPRAR COREOGRAFIAS PRONTAS OU TRAZER BAILARINOS DE FORA.
    PARABÉNS PARA COMISSÃO DA COVA DA ONÇA QUE TRABALHA O ANO TODO E SÃO TODOS DA NOSSA CIDADE!
    PARABÉNS CRISTINA TU É O NOSSO ORGULHO!!OBRIGADA PELO TEU ESFORÇO E DEDICAÇÃO COM A NOSSA ESCOLA. TE ADORAMOS!!

    ResponderExcluir
  4. Parabéns! a melhor comissão de frente de Uruguaiana!

    ResponderExcluir
  5. RUMO AO TETRA COVA DA ONÇA!!!

    ResponderExcluir
  6. Novamente o trabalho desta GURIA se destaca e não é por acaso. Por trás há muito trabalho e dedicação! Muitas manhãs, tardes e noites dedicadas ao desempenho do trabalho. Muita concentração. Todos que a conhecem sabem disto.
    Portanto, é óbvio que o RESULTADO seria o SUCESSO e o atual RECONHECIMENTO pelo trabalho desenvolvido.
    Uruguaiana agradece pela grandeza e beleza do que é apresentado pela COMISSÃO DE FRENTE. Garanto que a Comunidade Cova da Onça também. E quem ganha é o público.

    Mais uma vez esta COMISSÃO DE FRENTE será 4.H.U.M.I.L.D.A.D.E.

    PARABÉNS CRISTINA, PARABÉNS BAILARINOS DA COMISSÃO DE FRENTE, PARABÉNS COVA DA ONÇA!

    ResponderExcluir
  7. Parabéns Criis pelo trabalho maravilhoso que fazes! Parabéns pelo grupo que conquistastes! Sou feliz por ter feito parte disso! Sucesso sempre! Cada vez melhor, cada vez mais forte!

    ResponderExcluir
  8. E se dá inicio a mais um grande projeto RUMO AO TETRA CAMPEONATO! Quem nos vê, nos vê sorrindo, e vai ser sempre assim.. Mais um ano de família unida e forte, prontos, preparados, um novo personagem, um novo desafio .. Muito obrigado a nossa coreógrafa Cristina Fernandez pela confiança e pelo apoio sempre, sabes que amamos muito você, pela pessoa maravilhosa e iluminada, pelo trabalho que é um dif
    erencial no Carnaval Uruguaianense, e pelo seu grande talento e mente brilhante, sua sede de ensinar e de tambem aprender. Nosso reconhecimento é fruto de todo trabalho desenvolvido por esta Comissão (Coreógrafa, Coordenador, Figurinista e Bailarinos) e sem esquecer do imenso orgulho de sermos Vermelho e Branco e fazermos parte de uma família e comunidade VITORIOSA .. Nossa Cova da Onça ! São ANOS de trabalho e esforço.. ANOS de uma história de muitas alegrias, conquistas, emoção e felicidade! Meu boa tarde hoje para os meus amigos do facebook e cheio de alegria! Que todos tenhamos uma tarde maravilhosa! E que Deus nos abençoe hoje e sempre! Vamos colorir nosso caminho com todas as cores do mundo.. e viver entre cores, sorrisos, abraços e felicidade! E COMISHOW .. Rumo a mais um grande espetáculo para a Comunidade em geral do nosso grande Carnaval e ao TETRA CAMPEONATO! \o/ Sejamos conduzidos por seus sonhos!!

    ResponderExcluir
  9. Parabéns Cris!!! Parabéns para teu grupo!!! Tua comissão de frente é nota MIL!!! Desejo muito sucesso sempre!!! Bjão! te adoro! Obs.: Sinto orgulho em ser tua aluna de dança!!! Com carinho, Gi Catto.

    ResponderExcluir
  10. Parabéns pelo seu brilhante trabalho!! Abraços

    ResponderExcluir
  11. Arrebentando como sempre...além de uma pessoa maravilhosa e contagiante, és de uma competência inquestionável!!!Bjs

    ResponderExcluir
  12. Minha tia amada!!! Amei tua entrevista, pricipalmente quando fala em Tapes e na nossa família... Admiro muito teu trabalho, sucesso sempre!!! Resumindo a Tia Cris é um arraso. Bjo amoroso Paula

    ResponderExcluir
  13. Que espetáculo essa guria, minha irmã. Ela é linda e estupenda. O trabalho dela tem força, amor, dedicação e uma dose na medida de malícia o que de fato encanta e surpreende.Cris, todo o meu amor e tenha certeza que estarei sempre na platéia aplaudindo o teu caminhar nessa vida. Fica com Deus e te mantem serena. beijo amoroso Marina

    ResponderExcluir
  14. Parabéns Cristina pela tu garra e determinação!
    Teu trabalho é nota mil!!
    beijo

    ResponderExcluir