Aqui elas dão show!

Loading...

terça-feira, 21 de agosto de 2012

PRÊMIO SAMBANET


Um grupo formado em mais um dentre tantos grupos de debates na internet sobre os desfiles do carnaval, se reuniu e deu origem ao principal prêmio oferecido às agremiações dos Grupos de Acesso carioca.

A premiação é aguardadíssima pelos amantes da folia, que se reúnem numa festa super animada. Lá, premiados ou não, fazem da festa de entrega uma grande confraternização do samba. Nos últimos anos, a quadra da Unidos da Tijuca tem acolhido o prêmio que acontece entre os meses de abril e maio.
 Um grande carnaval fora de época!

Como surgiu...

Originária das Listas de discussões, que reúnem diariamente uma legião de pessoas aficionadas por carnaval, notadamente o desfile de Escolas de Samba do Rio de Janeiro, esse grupo, durante o ano, se reúne trocando informações sobre os preparativos para a premiação do próximo carnaval.
Contando com a participação de jornalistas, pesquisadores, carnavalescos, dirigentes, desfilantes e pessoas interessadas nas Escolas de Samba do carnaval carioca, as listas de discussões pela internet se tornaram os mais importantes fóruns de debates sobre o carnaval carioca e as Escolas de Samba do Rio de Janeiro.
E foi num de nossos acalorados debates que, em 1999, um grupo de integrantes da lista Rio-carnaval, pioneira nos debates virtuais sobre samba, percebeu a inexistência de uma premiação específica para os desfiles das Escolas de Samba dos Grupos A e B, importantes grupos de base para carnaval carioca. Decidiu-se então instituir a primeira Premiação S@mba-Net valorizando os melhores nos desfiles dos Grupos A e B.

O regulamento 

MELHOR COMISSÃO DE FRENTE - Grupos A e B
O prêmio caberá ao coreógrafo da Comissão de Frente.
Considerar: Exatidão da coreografia, criatividade, elegância e adequação da fantasia. 
Os julgadores


Luiz Fernando Reis
Carnavalesco - Professor - Pesquisador e Dirigente de Escolas de Samba desde 1980. Colunista do Site SRZD/Carnavalesco - Comentarista de Carnaval da Rádio Tupi . Já trabalhou como carnavalesco na Caprichosos, União da Ilha, Salgueiro, Unidos da Tijuca, São Clemente, Imperatriz, Santa Cruz, Unidos de Lucas entre outras. Atualmente integra a comissão de carnaval do G.R.E.S. Caprichosos de Pilares e é carnavalesco da Escola Embaixadores do Ritmo de Porto Alegre. Idealizador, fundador e coordenador do Prêmio S@mba-Net.

Paulo Renato
É um grande admirador dos desfiles dos Grupos de Acesso,assistindo-os desde a infância.Freqüentador assíduo das quadras das Escolas de Samba. Contribui com a Equipe de webmasters do PortelaWeb. Atuou como produtor da TV GLOBO durante o carnaval de 2004. É um dos criadores do Troféu S@mba-Net.

Fábio Pavão
Doutor em Antropologia pela UFF, professor e pesquisador. É colunista do site Tudo de Samba e participa como comentarista da rádio 107 FM no carnaval. Já ministrou palestras para o corpo de jurados dos grupos de acesso. Está no Prêmio desde a edição de 2001.

Mauro Samagaio
Analista de Sistemas, Ritmista e ex-integrante da Comissão de Carnaval do G.R.E.S. Caprichosos de Pilares. Começou a desfilar em 1980, passando por várias agremiações nos mais diversos grupos. Acompanha os desfiles desde 1976. Está no S@mba-Net desde a Edição de 2001.

Tatiana Ribeiro
Historiadora, interessa-se principalmente pelos aspectos culturais do povo carioca. Com 2 anos de idade pisava na avenida com a Alegria da Passarela (hoje Aprendizes do Salgueiro), escola mirim do Salgueiro. Em 1991 passou a desfilar na escola principal, já tendo passado por Diretoria, Ala das Baianas, Carro e Alas. Atualmente faz parte da bateria da Unidos da Tijuca, desfilando também em outras agremiações dos Grupos de Acesso. Está no S@mba-Net desde a edição de 2002.

Marcos Capeluppi
Bacharel em turismo, ministra aulas na área, além de desenvolver estudos enfocando o ambiente e cultura das escolas de samba cariocas. Está no S@mba-Net desde a edição de 2002.

Rafael Marçal
Começou assistindo aos desfiles pela televisão em 1990, e desde 1996 assiste aos desfiles dos Grupos de Acesso na Sapucaí. Desde 2005 é responsável por registrar os desfiles dos Grupos B, C e D para o acervo da Premiação, onde atua desde a edição de 2002.

André Bonatte
Percussionista e Designer. Participa, como ritmista, dos desfiles das escolas de samba e blocos desde 1990. Durante 13 anos Arregimentou e conduziu o naipe de tamborins da Imperatriz Leopoldinense. Participou de projetos musicais como shows e workshops na França, Dinamarca e Canadá e em diversas cidades brasileiras. Está no S@mba-Net desde e edição de 2003.

Chico Frota
Produtor musical. Foi responsável pelo CD do Grupo B da Associação das Escolas de Samba da Cidade do Rio de Janeiro nos carnavais de 2004 e 2005, e desde 2006 trabalha com Leonardo Bessa produzindo os CDs da AESCRJ. Empresta seu talento para registrar o que acontece nas quadras das Escolas de Samba. Está no S@mba-Net desde a edição de 2004.

Renato Buarque
Bacharel em Informática formado pela PUC-Rio (2006). Webmaster do site Apoteose.com, um dos sites de samba mais antigos em atividade. Desde a infância um apaixonado pelas Escolas de Samba. Ritmista de algumas escolas (tamborim) e membro do Departamento Institucional do G.R.E.S. Mocidade Independente de Padre Miguel. Está no S@mba-Net desde a edição de 2006.

Márcio Zuma
Diretor de Harmonia, divulgador de Escolas de Samba e participante atuante dos fóruns de carnaval na internet. Está no S@mba-Net desde a edição de 2007.

Fernando Peixoto
Bacharel em História pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. É professor da Rede Municipal do Rio de Janeiro. Apaixonado por carnaval desde 1984, já fez parte do Corpo de Julgadores dos desfiles do Grupo de Acesso. Atualmente é colunista do site Tudo de Samba, onde também colabora na webradio. Está no S@mba-Net desde a edição de 2008.

Eduardo Campos
Engenheiro, Professor de Estatística. Apaixonado por manifestações de cultura popular em geral, acompanha os desfiles das escolas de samba desde 1984. Participa ativamente de encontros, fóruns e listas de discussão sobre Carnaval na Internet. Está no S@mba-Net desde a edição de 2008.

 ***As comissões premiadas ***

Grupo de Acesso A

1999 - Unidos da Tijuca  
ENREDO: "O dono da terra"

2000 - Paraíso do Tuiuti
ENREDO: "Um monarca na fuzarca"

2001 - Império da Tijuca
ENREDO: "Macaé, a princesinha do Atlântico"

2002 - Estácio de Sá
ENREDO: "Nos braços do povo, na passarela do samba... Cinqüenta anos de O Dia"

2003 - Paraíso do Tuiuti
ENREDO: "Tuiuti desfila o Brasil em telas de Portinari "

2004 - Alegria da Zona Sul
ENREDO: "Dorival Caymmi, o Mar e o Tempo Nas Areias de Copacabana"

2005 - União da Ilha
ENREDO: "Das Veredas dos Trilhos a um Sonho de Fé... A Ilha Traz a Conquista do Pináculo, Corcovado Tentação"

2006 - Santa Cruz
ENREDO: "Liberdade, Igualdade, Fraternidade - Um Sonho Chamado França"

2007 - Renascer de Jacarepaguá
ENREDO: "Jacarepaguá - Fábrica de Sonhos"

2008 - Caprichosos de Pilares
ENREDO: "De Santo Antônio de Sá ao Polo Petroquímico, Itaboraí...uma terra abençoada!"

2009 - Estácio de Sá
ENREDO: "Que Chita Bacana"

2010 - Império Serrano
ENREDO: "João das ruas do Rio"

2011 - Acadêmicos da Rocinha
ENREDO: "Rocinha! Estou vidrado em você"

2012 - Acadêmicos da Rocinha
ENREDO: "Vou colocar teu nome na praça"


Grupo de Acesso B

1999 - Paraíso do Tuiuti
ENREDO: "Uma delícia glacial no país do Carnaval"

2000 - Arranco do Engenho de Dentro
ENREDO: "Brasil, 500 anos em três raças"

2001 - Arranco do Engenho de Dentro
ENREDO: "Oh, que saudades que eu tenho!"

2002 - Renascer de Jacarepaguá
ENREDO: "Dos dias de Reis aos contos históricos nos 500 anos de Angra"

2003 - Renascer de Jacarepaguá
ENREDO: "Arre égua! Hoje nós vamos pras comédias!"

2004 - Vizinha Faladeira
ENREDO: "A Bela Adormecida"

2005 - Unidos da Ponte
ENREDO: "E eles verão a Deus"

2006 - Paraíso do Tuiuti
ENREDO: "O Imperador Morava Ali, do Outro Lado do Tuiuti "

2007 - Lins Imperial
ENREDO: "Chico Mendes, o Arauto da Natureza"

2008 - Sereno de Campo Grande 
ENREDO: "O Gigante chamado Brasil"

2009 - Estácio de Sá
ENREDO: "Que Chita Bacana"

2010 - Alegria da Zona Sul
ENREDO: "No Mundo da Fantasia... vejo as cores da Alegria"

2011 - Mocidade de Vicente de Carvalho
ENREDO: "Uma viagem ao universo dos cabelos"

2012 - Alegria da Zona Sul
ENREDO: "Os Saltimbancos"

Os premiados de 2012


Rocinha                                                                                                                        Alegria da Zona Sul













Saiba mais:

FONTE: SAMBANET

Nenhum comentário:

Postar um comentário