segunda-feira, 7 de maio de 2012

SOU COMPONENTE - Wesley Dias

Wesley Dias, 19 anos, estudante, cria da Unidos da Cova da Onça e pé de coelho da escola que é campeã desde 2010, ano de sua estréia na comissão de frente. Aliás, Wesley jamais deixou de desfilar na Cova que é sua escola de coração.

"Nasci nesse mundo , minha família sempre participou do carnaval, embora aqui em Uruguaiana, quando eu nasci, não fosse tão belo e luxuoso como no Rio e em São Paulo. Desde que me conheço por gente eu assisto, participo... Sempre gostei da bateria, quando pequeno via meus irmãos desfilarem e queria fazer igual, adorava ver as comissões de frente, mas nunca me imaginava dentro de uma, só olhava, admirava e só."

Seu primeiro desfile foi em 2007, aos 14 anos, numa ala coreografada.

"Gostei e continuei... Em 2010 fui convidado por um coordenador da escola para desfilar na comissão de frente. Fui, gostei e fiquei. Foi uma das melhores sensações que tive em minha vida. O povo gritando a cada movimento, o medo na hora de se apresentar para os jurados, uma mistura de coisas. Mas era bom, emocionante!"

Também em 2007 a coreógrafa Cristina Fernadez fez a sua estréia em comissões, pela Cova da Onça, onde permanece até hoje. Na escola não há processo seletivo, os ensaios começam três meses e meio antes do carnaval, normalmente a partir das 23h. Nos últimos dois meses o grupo passa a ensaiar todos os dias, inclusive aos domingos.

"Normalmente são de 3 a 4 horas de ensaio por noite. Sempre puxados e cansativos, com diversão, descontração, mas sempre focados em busca do nosso objetivo.


O desfile de 2010 foi marcante por ser a minha estréia, mas este ano, 2012,  foi o mais emocionante e empolgante pela forma com que as pessoas falavam antes, durante e depois do desfile... Todo mundo amou e independente da escola, nos parabenizavam, pediam pra tirar fotos... Foi uma loucura!... E está sendo ainda!"


"A Unidos da Cova da Onça é de enlouquecer, ninguém fica parado quando ela passa! "


Os desfiles de Uruguaiana acontecem fora de época, em Março, o que faz com que a cidade tenha um dos carnavais de rua mais animados do país, além de possibilitar que as escolas se preparem com mais calma e importem profissionais de outros estados para os seus desfiles.

"Acompanho somente as comissões do Rio e de São Paulo, maravilhosas... cada uma com seu estilo, são nossas inspirações."

E a concentração para o desfile?

"No dia anterior não ensaiamos e buscamos nos preservar de qualquer tipo de desgaste. No dia do desfile descansamos e nos alimentamos bem, bebemos muita água. Nos reunimos em média 7 ou 8 horas antes do desfile para nos concentrar e nos arrumar... Oramos bastante e vamos para avenida."

Quanto as mudanças constantes do quesito, Wesley acha que tudo o que está de acordo e contribui para a beleza do espetáculo é válido, inclusive os tripés.

"Aqui sempre usamos. Acho que é um elemento que junto a dança e os bailarinos só contribui pra beleza e/ou para o esclarecimento da idéia que queremos passar."


Quando perguntado sobre qual o melhor coreógrafo, dispara o nome de Cristina, é claro!

"Aqui acho a Cristina, por todo o trabalho de preparação que ela faz, sempre inovando nas coreografias. No Rio, não conheço bem os coreógrafos, mas pelo histórico acho a Priscila Mota e o Rodrigo Negri da Tijuca."


Wesley assiste a apresentação de todas as comissões e acha difícil escolher a melhor, mas destaca as comissões do Salgueiro 2006, Tijuca 2010, Vila Isabel e Vai Vai 2012.

Confira as comissões de Wesley:

2010
ENREDO: "Guerreiros da Vida. Protetores da Mãe Terra"
"Foi um ano de muito nervosismo, ansiedade por ser o meu primeiro e cansativo pela coreografia, éramos índios americanos e passamos grande parte da avenida caminhando como corcundas, era difícil não cansar, mas foi emocionante."

2011
ENREDO: "Arroz: do Império do Meio ao Pampa Gaúcho, o grão que vale ouro"
"Aqui (em Uruguaiana) desfilamos duas vezes e em 2011 na primeira noite choveu antes de entrarmos e a avenida ficou molhada, nossa coreografia tinha passos de balé, então ficou difícil fazer tudo da forma e da intensidade que era pra ser feita, escorregamos várias vezes, mas conseguimos fazer tudo certo, foi uma experiência muito boa.

2012
ENREDO: Tem Kizomba na Avenida! Cova Canta Martinho, Show da Vila
"Este ano foi o melhor por todo o carinho das pessoas, o personagem era tudo o que queríamos, foi tão simples e tão belo, o público se identificou e se emocionou com a gente... Tudo o que esperamos aconteceu melhor."

O momento de maior emoção para Wesley foi quando ouviu o anúncio da última nota 10 no seu primeiro desfile.

"Em vários momentos dos desfiles que fiz, eu pensava que daria tudo errado, que não conseguiria fazer direito... Insegurança que qualquer um teria em situações como estas. Em 2010 estávamos confiantes em nosso trabalho e quando mal entramos na avenida no primeiro desfile, as caneleiras da fantasia de um dos bailarinos caiu, paramos a coreografia e todos nós tiramos pra ficarmos iguais frente aos jurados e nos apresentamos sem elas. No outro dia estávamos com medo de que nos descontassem pontos pela fantasia, porque iríamos nos apresentar com elas desta vez, mas nos disseram que poderíamos e conseguimos a nota máxima. Em 2011 tivemos uma chuva que nos atrapalhou bastante na primeira noite. Nosso personagem principal caiu no fim da avenida, foi a sorte!"

A verdade é que com apenas 19 anos Wesley vem de uma família de sambistas e já fazia parte da história do carnaval de Uruguaiana mesmo antes de integrar a comissão de frente da Cova da Onça, ou seja, ainda vamos ver muitas vezes esse rapaz de ouro passar pela Av. Presidente Vargas nos dias de desfile.



FOTOS: Acervo pessoal e Valéria Del Cueto


7 comentários:

  1. Muito Bom !! Amei Demais ! Comishow !! é mara , aodor o trabalho da cristina e vcs todos deram um show admiro muito vcs Parabens !

    ResponderExcluir
  2. Wesley, adorei o teu blog. Me sinto mais perto da minha cidade e da minha escola de coração. Faz tempo que não consigo ir para aí desfilar. Mas, quem sabe, em 2013 seja possível. Sabe o que vocês precisam fazer, uma bandeira para vender. Como a Mangueira faz... e outras escolas. Sucesso para ti.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi Izani :)...é o Blog não é meu mas sempre acompanho tudo aqui, recomendo :p ...muito obrigado pelo apoio, legal saber que tu és Uruguaianense e Cova da Onça de coração...é uma pena, mas esperamos por ti em 2013, ganhando ou não, Cova sempre arrasa na avenida...isso tu deve saber né?! hahaha ...e se faz tempo que não vê a Cova, tu vais enlouquecer :p e em 2013 não será diferente... pode ter certeza!!! só me explique o negócio da bandeira se puder...estou por fora :( Sucesso pra ti tbm!!! *-*

      Excluir
  3. Gostei muito mesmo da de 2011. Um artísta despontando aí no cenário !

    Bom demais falar de outros estados e não só do Rio!

    ResponderExcluir
  4. Muito Obrigado Willian, de coração... que bom que gostou, é 2011 foi belísimo mesmo, e pra nós é muito gratificante mostrar e dividir nossos trabalhos aqui.

    ResponderExcluir
  5. Muito show o bolg Wesley, ba gostei msm, ainda mais carnaval HAHAHAHA
    Esta de paranéns (y)

    ResponderExcluir