quinta-feira, 29 de março de 2012

HISTÓRICA - Mangueira 1999

ENREDO: "O Século do Samba"
 “Imortais do samba”
Criação de Carlinhos de Jesus

A verdade é que muitas comissões de frente impactantes passaram na avenida desde o desfile de 99, mas nenhuma delas conseguiu mobilizar o público de casa e da marquês de Sapucaí como a apresentação da Mangueira. Algo nunca visto antes, um golpe de emoção inesquecível. A Marquês de Sapucaí foi às lágrimas tamanha a emoção do segredo mais bem guardado daquele ano.


"Havia um quê de sobrenatural na comissão de frente que a Estação Primeira de Mangueira apresentou no carnaval de 1999. E não só porque homenageava 15 personalidades do mundo do samba que já tinham morrido, mas porque foi como se um sonho bom e uma torrente de emoção tivesse tomado conta do sambódromo. Era como se as personalidades homenageadas tivessem “retornado” à vida durante os 80 minutos de apresentação da escola. O que emocionou não foi apenas a coreografia ou a dança em si, desenvolvida por Carlinhos de Jesus, mas por ele ter criado esta sensação de que ali estavam realmente aqueles que foram para longe e que vieram se apresentar especialmente para desfilar na Mangueira. Foi um dos maiores arrepios coletivos da história dos desfiles. As pessoas choravam pelos componentes da comissão de frente, gritando Candeia, Cartola, Clara Nunes, Clementina de Jesus, Carmem Miranda, Noel Rosa, Natal, Pixinguinha, Sinhô, Donga, João da Baiana, Nelson Cavaquinho, Ismael Silva, Tia Ciata e Mestre Fuleiro. Parentes e amigos dos sambistas homenageados se emocionavam como se um reencontro pudesse ser possível. A verde e rosa ganhou merecidamente todos os prêmios possíveis com esta comissão de frente, incluindo o Estandarte de Ouro do jornal O Globo. Infelizmente, a Mangueira não pôde repetir esta emoção porque alcançou apenas a 7ª colocação, ficando de fora do Desfile das Campeãs."
 Rixxa Jr. (Moralistas do samba)


"O desfile começou fazendo o povo chorar… Chorar de emoção… A comissão de frente trazida pela escola propunha uma reencarnação dos mais ilustres sambistas que o mundo já tinha visto… “Sinhô, Ismael, Pixinguinha, Cartola, Noel, Candeia…”, Clara Nunes, Mestre Fuleiro, Donga, Clementina de Jesus, Nélson Cavaquinho… Enfim, todos que realmente mereciam estar ali. E ainda trazia sentado num banco de vime, no seu abre-alas, Zeca Pagodinho, Martinho da Vila e Moreira da Silva…

Considero essa apresentação o maior momento do carnaval brasileiro de todos os tempos. A Comissão de Frente da Mangueira de 1999 é a maior expressão carnavalesca que já passou pela avenida. Dali pra trás, o que viesse seria um marasmo. O Carnaval de 1999 parava ali. Nem precisava de mais nada…"
Alessandro Bertea Mendes (Estação Primeira.Org)


Mangueira tem a melhor comissão de frente dos últimos 20 anos

"Desde o fim de janeiro, uma enquete aberta na coluna do jornalista Marcelo de Mello, do jornal O Globo, vem perguntando aos internautas qual a melhor comissão de frente apresentada na Sapucaí nos últimos 20 anos.

Os internautas escolheram a comissão de frente da Mangueira em 1999 como a mais bela comissão de frente, com 28.84% dos votos. Em segundo lugar, com 19.31% dos votos, ficou a que a Imperatriz Leopoldinense apresentou em 1994 e a da Mocidade Independente de 1991 ficou com o terceiro lugar, com 13.98% da preferência do público.

A Estação Primeira de Mangueira, campeã em 1998, pisou na avenida em 99 buscando o bicampeonato falando sobre o samba, que completava 100 anos naquele ano. Para abrir os trabalhos, a bela coreografia de Carlinhos de Jesus apresentou a escola ao povo e através de máscaras de grandes nomes do samba como Natal, Mestre Fuleiro, Clara Nunes, Clementina de Jesus, Noel Rosa, entre outros nomes que foram criadas por Vavá Torres emocionou a todos. O bicampeonato não veio (a escola ficou na sétima colocação), mas a sensacional performance do grupo de Carlinhos de Jesus levou o Estandarte de Ouro de melhor Comissão de Frente daquele ano."
Bancada do Samba

3 comentários:

  1. Sissy Barbosaoutubro 05, 2012

    Amo o bailarino Carlinhos de Jesus.Acompanho seu trabalho há anos nas comissões.Me lembro do impacto desta comissão em 99.Tanto que hoje tenho a honra e o prazer de assistir sempre que quero este fascinante e magnifico show.Inesquecível!!!!

    ResponderExcluir
  2. eu não sei se fizeram alguma omenagem a ele nesse desfile,mas esqueceram doPAULO DA POrtela ele que foi o responsavel pela organização das escolas de samba em alas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza! Paulo não é muito conhecido pelo público geral, mas é imensamente importante na história do samba.

      Excluir