sexta-feira, 23 de março de 2012

COREÓGRAFOS - MÁRCIO MOURA

LIESA - Ator, mímico e bailarino formado em artes cênicas pela Uni-Rio e gestor do Etcetal, a mais respeitada Cia de teatro físico do pais, com 19 anos de atuação. Com mais de 30 prêmios em festivais nacionais e internacionais, já esteve se apresentando em quase todos estados brasileiros alem de países como Argentina, Paraguai, Franca, Alemanha, Londres, Dinamarca e Portugal. Há 10 anos é responsável pela preparação textual das formandas da Escola Estadual de Dancas Maria Olenewa. No carnaval carioca há 15 anos, já teve passagem nas principais escolas de samba do Rio de Janeiro sempre misturando em seus trabalhos dança e teatro. Sua estréia como coreógrafo de comissão de frente foi em 2009, com a 
Acadêmicos da Rocinha, onde recebeu o prêmio Plumas e Paetês pelo elogiadíssimo trabalho no enredo 
"Tem francezinha no salão... o rio no meu coração". 

Márcio Moura, no sorriso e no carão
 por Joice Hurtad

Jovem, talentoso e alegre. Essas são as características que definem Márcio Moura.
Formado em artes cênicas pela UniRio e apaixonado por dança, Márcio está completando 15 anos de Carnaval. Ao longo deste período, o coreógrafo da Portela e da Caprichosos de Pilares, foi integrante de comissão de frente, coreógrafo de alas, coreógrafo de alegorias e assistente de coreógrafo até assinar sua primeira comissão de frente solo em 2009 pela Acadêmicos da Rocinha.
- Comecei como integrante da Comissão de Frente da Unidos do Viradouro, na época, coreografada pela Jussara Pádua, e ali fui trilhando meu caminho. De integrante, passei a coreógrafo fazendo uma performance de um grupo que formava o nome da Viradouro em 2005. O enredo era A Viradouro é só sorriso, do carnavalesco Mauro Quintaes. A partir daí, passei a coreografar alas e carros da escola. Com passagens pelo Império Serrano, Porto da Pedra e Unidos de Vila Isabel, Márcio foi trilhando uma carreira sólida. Respeitado por suas coreografias sempre vibrantes recebeu o convite para assinar sua primeira comissão de frente para o carnaval de 2009, pela Acadêmicos da Rocinha. O enredo ‘Tem francesinha no salão...o Rio no meu coração”, do carnavalesco Fábio Ricardo fazia uma homenagem a J Carlos e trazia na comissão de frente bailarinas dançando o can can, tradicional dança francesa. O trabalho, elogiadíssimo, rendeu o prêmio Plumas e Paetês. Na agremiação de São Conrado, assinou as comissões de frente de 2009 e 2010.

O desafio maior viria logo em seguida. Convidado a assinar uma das maiores e mais tradicionais agremiações do Carnaval Carioca, Márcio aceitou o convite da Portela para coreografar a comissão de frente da águia azul e branca. Os resultados não foram os esperados, mas a direção da agremiação, confiante no trabalho desenvolvido, o manteve na equipe de 2012.

- Venho com 15 integrantes,todos bailarinos e dançarinos.Tive a oportunidade de ir à Bahia pesquisar as danças, e o nosso diferencial será a alegria e a leveza dos ritmos baianos,quero trazer um pouco da Bahia pra avenida.

Além de ter a responsabilidade de apresentar a Portela na Avenida, Marcio também estará à frente da comissão de frente da Caprichosos de Pilares, com a responsabilidade de buscar a pontuação máxima para a agremiação e ajudar a trazê-la de volta ao Grupo de Acesso A. Porém, essa responsabilidade não o assusta:.
-Minha paixão por coreografar uma comissão de frente,vem junto com o desejo de inovação. Quero levar sempre a novidade aos espectadores.É um show para todos,não posso focar só nos jurados,eu tenho que agradar o público,tenho que agradar a minha comunidade.Quero que as pessoas se emocionem com o trabalho que está sendo feito.Estamos ensaiando exaustivamente desde a escolha do samba enredo.
Agora é só esperar as surpresas que o jovem e talentoso coreógrafo irá mostrar na avenida. Como seus bailarinos dizem, só no sorriso e no carão!

FONTE: SAMBA NEWS

ROCINHA 2009
ENREDO: “Tem Francesinha no Salão...O Rio no meu coração”   

ROCINHA 2010
ENREDO: "Ykamiabas"

PORTELA 2011

ENREDO: "Rio, azul da cor do mar"
 "Signos Guias"

PORTELA 2012
ENREDO: "Bahia: ..E o povo na rua cantando... É feito uma reza, um ritual..."
 “Quero Vestir as Roupas da Santidade e Mergulhar no Santo dos Santos”

Nenhum comentário:

Postar um comentário