sexta-feira, 6 de abril de 2012

Justificativas 2012 - Portela


A Portela com o seu "Bahia: ..E o povo na rua cantando... É feito uma reza, um ritual..." fizeram do desfile deste ano um dos mais aguardados da Marquês. Um samba como a muito tempo não se ouvia nos desfiles do Rio, foi a alavanca para reacender a certeza de vitória nos portelenses, que fizeram do período que antecedeu aos desfiles um dos dos mais animados e concorridos de 2012. Que responsabilidade para Márcio Moura em seu segundo ano na escola azul e branca de Madureira, isto depois de ter passado por um carnaval difícil em 2011 devido ao incêndio na Cidade do Samba.


Mas Márcio e seus lindos componentes não se intimidaram com a responsabilidade e deram vida a coreografia “Quero Vestir as Roupas da Santidade e Mergulhar no Santo dos Santos”, que teve a participação especialíssima do ator Milton Gonçalves. Em 2013 Márcio continua na Portela!


O QUE REPRESENTOU: 
O sincretismo religioso é a base do trabalho coreográfico da Comissão de Frente para o carnaval 2012. 
Quinze integrantes: quatorze bailarinos representando filhos de santo e o ator Milton Gonçalves como babalorixá dessa comunidade fictícia de Candomblé. Durante o desenvolvimento na Avenida a coreografia além de misturar o ijexá e o samba-de-roda, trás em sua essência: alegria (marca tradicional do povo baiano ) e religiosidade. Acompanha a Comissão um tripé que representa uma igreja. A apresentação para os jurados conduz a uma modificação nesse grupo. Será a marca do sincretismo religioso do povo baiano. Conduzidos pelo babalorixá, os 8 orixás do culto afro surgirão. Isso tudo se dará pelas mãos de Exú, orixá dos caminhos; o orixá mais próximo do homem, que surgirá do meio do povo e será, junto com o babalorixá o condutor de tudo que se segue. O que era antes uma igreja lembrará, em parte, a representação de um altar candomblecista. Oxaguiam, Oxossi, Xangô, Yemanjá, Oxum e Iansã se juntam as filhas de santo, a Exú e ao Babalorixá para saudar a avenida e os jurados e apresentar a Escola. Em seguida surge o elo de ligação entre a Portela e a Bahia, que chega para reverenciar os orixás e pedir licença e proteção dos mesmos para conduzir a viagem da nação portelense as terras baianas! E que sejam abertos os caminhos!  Axé!
Obs.: A escolha dos orixás que participam desta Comissão, foram escolhidos não de forma aleatória, e 
sim através de pesquisas e consultas a alguns babalorixás, entre eles Mãe Carmem, sucessora de Mãe 
Menininha, do Terreiro do Gantois, na Bahia.

CONFIRA O QUE ACHARAM OS JURADOS:

Fabiana Valor - 9,8
Concepção/Indumentária - 4,9               Apresentação/Realização - 4,9
"O ijexa é marcado por uma cadência de movimentos de uma grande beleza, mas quando os orixás se juntam às filhas de santo, ao Exú e ao babalorixá, a movimentação fica um pouco poluída (-0,1) - (-0,1) pela indumentária do Exú. se não soubesse através do Abre-Alas que se tratava de um Exú, não saberia que Ele estava sendo representado na comissão de frente."

Marcus Nery M. Vabo - 10,0
Concepção/Indumentária - 5,0               Apresentação/Realização - 5,0
BÔNUS: (0,1)

Paulo César Morato - 9,8
Concepção/Indumentária - 4,9               Apresentação/Realização - 4,9
"Márcio Moura apresenta-nos uma concepção interessante, mas por ñ ter ido mais fundo na sua proposta coreográfica, que ele apenas insinua. O pequeno vocabulário de movimentos, o uso de clichês coreográficos e a heterogeneidade técnica dos dançarinos devido à maturidades e formações diversas, ñ permitiram quo o resultado final alcançasse um todo orgânico. Ressalte-se o surgimento da personagem "Clara Nunes" como um excelente ponto de clímax final. Falhas no acabamento da alegoria principal."

Raphael David - 9,8
Concepção/Indumentária - 4,9               Apresentação/Realização - 4,9
"concepção/indumentária:problemas na concepção da indumentária central, porque o chapéu de um orixá (Exú)caiu durante a presentação do grupo em frente ao módulo de julgamento (-0,1)
apresentação/realização:faltou sintonia de movimentos entre os componente que estavam dentro da igreja (elemento cenográfico de apoio), que abriam e fechavam a porta ou ainda, entregavam adereços de mão àqueles que estavam se apresentando no exterior, sem qualquer preocupação de se integrarem ou participar da coreografia ou dança em execução (-0,1)." 

Veja como foi a apresentação:

Acompanhe o início do desfile e a comissão no primeiro módulo de jurados:

CARNAVALESCO - O coreógrafo Márcio Moura da Comissão de Frente da Portela, ficou emocionado com a energia passada pelo público ao assistir o desfile considerado por ele contagiante.
"A apresentação foi maravilhosa. Estou sentindo uma energia pura, um axé puro na Avenida. A Portela precisava mostrar um desfile desses. Viemos para disputar o título" - afirmou.

Cerca de 50 pessoas participaram da Comissão de Frente que mostrava um sincretismo religioso entre orixás, baianas e babalorixás.
"O público aplaudiu e eu espero que os jurados aplaudam também" - brincou Márcio.

O DIA - Milton Gonçalves é babalorixá
O ator Milton Gonçalves integra a comissão de frente da azul e branco representando um babalorixá, um sacerdote e líder de um centro de culto de uma das religiões afro-brasileiras. "Fui amigo de Clara Nunes (homenageada pela escola) e sua obra é a melhor coisa que ela poderia ter deixado para o país. O presidente (da Portela, Nilo Figueiredo) pediu para eu ser um babalorixá. Não é difícil, já que eu sou um pai de santo", brincou o ator.

Vestido com uma fantasia muito pesada, Milton celebra a energia positiva e mostra muito bom humor: "A fantasia é quenta. Esse é o peso de amar a Portela", disse.

PORTELA WEB - O coreógrafo Marcio Moura renovou por mais um ano com a Portela. Em conversa com o presidente Nilo Figueiredo, ele chegou a um acordo para continuar o trabalho com a comissão de frente da Majestade no carnaval de 2013.

“Estar à frente mais um ano da comissão de frente da Portela é mais do que uma felicidade. É a certeza de que meu trabalho e meu empenho foram reconhecidos. A cada ano sinto que a equipe se fortalece e as barreiras são derrubadas. Aprendemos com os erros e crescemos nos acertos. Sinto-me em casa e assim sou recebido. A Portela hoje é mais do que uma escola pra mim. Aprendi a amar esse pavilhão e acima de tudo respeitar o amor incondicional dos portelenses!” – contou Marcio

Será o terceiro trabalho consecutivo do coreógrafo na escola, onde estreou em 2011 sem contar pontos, em virtude do incêndio na Cidade do Samba. Marcio também foi coreógrafo de alegorias na Unidos Vila Isabel e iniciou seu trabalho em comissões de frente na Acadêmicos da Rocinha, onde foi premiado. 


AGUARDE...
Vem aí, as justificativas da Imperatriz e União da Ilha!

9 comentários:

  1. estou adorando o blog, muito bem montado...

    ResponderExcluir
  2. Excelente blog ! Parabéns ! Eu, como admiradora E APAIXONADA pelo carnaval carioca, adoro ler cada detalhe .... Realmente agente vê de um tudo nos resultados das escolas !! srsr ... cada injustiça !

    ResponderExcluir
  3. Flávio Monteiroabril 08, 2012

    Muito bom esse blog, estava faltando um blog direcionado as comissões de frente!!! Parabéns ao criador desse blog!!!

    ResponderExcluir
  4. Muito bem elaborado, temos que ter mais blogs como esse, inteligente ! Parabéns !

    ResponderExcluir
  5. jurados tiveram razão sim.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. No meu entender somente o jurado que deu nota 10 e o bônus de 01,foi coerente, pois a comissão de frente da portela estava perfeita, sem qualquer defeito e muito bem coreografada e enfocada diretamente ao enredo. Muito bom gosto do carnavalesco. Continue assim sempre evoluindo de forma criativa, pois isso é carnaval.

      Excluir
    2. Gostei muito do comentário sobre a comissão de frente da Portela, concordo com o anônimo, a Portela mereceu 10 na comissao de frente e o bônus foi a prova do merecimento.

      Excluir
  6. Agora é assim, coloca gente que faz o se vira nos trinta do Faustão e ganha o carnaval.bota mágico ganha carnaval! A Portela bota uma comissão de frente que tem a ver com enrrêdo é escrachada, então 2013 bota um mont de gente se entortando dentro de um monte trapo que ganha. LIESA por favor está virando teatro a comissão de frente e perdendo a essência do carnaval.

    ResponderExcluir
  7. Mаgnificent beat ! I would lіke to aρprentice whilst you amend уour
    web site, how could і subsсribe fοr a
    blog website? The accοunt aiԁed mе a аcceptablе ԁeal.

    I had beеn a littlе bit acquainted of thіs youг broadcast рrovided vivid
    trаnsparent idea

    Hеге is my blog ... http://azolla.skybookmarks.Com

    ResponderExcluir