sexta-feira, 27 de abril de 2012

SOU COMPONENTE - Luciano Tinoco

"O amor está dentro de nós
Na paz, na voz do coração..."
(trecho do samba da Viradouro 2011)

Luciano Tinoco, engenheiro civil, 28 anos, doze dedicados ao carnaval... 
Em tempos de profissionalização da festa, onde bailarinos, circenses, acrobatas estão assumindo a cada vez mais um lugar de destaque nas comissões de frente, pessoas como Luciano chamam a atenção pelo amor às escolas, em especial pela sua Viradouro. E não tem pudor em dizer que para ele "carnaval é puro hobby, válvula de escape..." 

No início era apenas mais um folião dos desfiles, saía como passista e em alas, porém, em 2005 começou a desfilar em carros alegóricos coreografados, lugar onde conheceu alguns integrantes de comissões de frente, despertando assim o seu interesse pelo quesito. Em 2007, convidado pelo amigo Bira Madureira, foi fazer um teste para a comissão da Acadêmicos da Rocinha. Nem preciso dizer que ele foi aprovado e fez a sua estréia pelas mãos cuidadosas da coreógrafa Luciana Yegros.

"O trabalho foi extremamente bacana, os ensaios idem... abriríamos o carnaval daquele ano.Minha lembrança mais marcante foi que quase chegando no primeiro julgador, tinha um certo momento em que olhávamos para as arquibancadas... e na hora que olhei pro setor 3, vi de cara e na grade meu pai me olhando, com um super sorrisão e aplaudindo... Foi sem dúvida alguma o momento mais incrível que tive desse desfile!"

No ano seguinte, a Rocinha levou pra avenida o enredo  "Rocinha, minha Vida... Nordeste, minha História" marcando estréia "solo" do carnavalesco Fábio Ricardo como carnavalesco.

"A roupa era bem quente e pesada e com a chuva ficou um 'pouco' mais pesada... rs... Mas a garra dos componentes, a força de cada um, fez com que a gente conseguisse o vice campeonato do grupo de acesso e com notas máximas no quesito."

Em 2009, ano do campeonato da União da Ilha no Grupo de Acesso, Luciano seria integrante da comissão, mas em dezembro do ano anterior problemas pessoais o impediram de fazer parte da coreografia. "Desfilei como apoio, vendo os meninos darem um show na avenida com os aviõezinhos de papel!" Neste mesmo ano, desfilou na comissão da União de Jacarepaguá, coreografada pelo grande amigo, Handerson Lopes (o Big) . "...Foram poucos ensaios, mas intensos." As duas comissões ganharam prêmios: o Plumas e Paetês (Ilha) e Jorge Lafond (U. de Jacarepaguá).

"Voltou, a União voltou..." 
A União da Ilha retorna ao Grupo Especial em 2010 e o grupo de Lu Yegros vai pra avenida representando  toureiros no enredo em homenagem a Dom Quixote.

"Ensaiávamos sempre na Casa de Espanha (Humaitá) e na quadra da escola. A recepção que a comunidade tinha conosco era algo assustador. Era algo incrível dentro da quadra e o desfile foi de uma emoção absurda! Um dos desfiles mais incríveis que já pude participar."

Em 2011, Luciano Tinoco respira novos ares ao lado do renomado coreógrafo Fábio de Mello que estreava na Viradouro.

"Os momentos mais incríveis foram na entrada da escola, em que vínhamos com uma força e imponência absurdas e nos jurados quando tirávamos o capacete (éramos astronautas), debaixo representávamos pacifistas, líderes da paz pelo mundo. Representei o Dali Lama, tive que raspar a cabeça, mas foi muito bom poder ajudar mais uma vez minha escola de coração."

Já em 2012, o ano não poderia ser melhor. Yegros, amiga pessoal e companheira de avenida de longa data, foi contratada pela Viradouro. E para completar, a coreógrafa convidou Luciano para assumir a coordenação do grupo.

"Começamos a fazer testes em setembro de 2011. Em outubrocomeçamos efetivamente os ensaios. No início ensaiávamos 2 vezes por semana (aos sábados numa academia em Niterói e às quartas na quadra da escola). Depois intensificamos o trabalho até começarmos a ensaiar 5 vezes por semana e nas madrugadas na Sapucaí, mesmo com obras... rs... O processo de criação foi feito com base nos contos e crônicas do Nelson Rodrigues, leituras de obras, vídeos, com uma visão lúdica do seu trabalho e tentamos transportar para um cotidiano atual todo seu universo. 
   Em maio já começávamos a pensar nas idéias do que poderíamos tratar na avenida do universo 'rodrigueano'. Difícil de carnavalizar, mas que sempre tinha muito conteúdo e essência. Participei efetivamente de toda criação da idéia e foi lindo demais ver tudo que havíamos projetado na avenida."


E a concentração para o desfile?

" A própria palavra já diz: CONCENTRAR! É o momento de total tranquilidade, focar realmente no trabalho, na ideia e meio que 'esquecer' o mundo lá fora... Trabalhar o psicológico é sem dúvida o mais importante... mais importante do que pensar em resultado. Se a cabeça do componente estiver legal, o resultado também é satisfatório. Bebo bastante água e me isolo em algum canto na esquina da Sapucaí e rezo, pedindo proteção e zelo à Deus e ao nosso anjo da guarda."


Luciano acha as inovações do quesito essenciais e válidas.

"...carnaval é uma porta aberta para cultura popular, um grande espetáculo a céu aberto e acho válido buscarmos novas soluções, novos desenhos, novas idéias e apresentar um trabalho interessante pro público e pra agremiação que a gente representa, que a gente abre caminho."


Quanto aos tripés... "Eu particularmente não curto muito quando se trata de um tripé gratuito, que só 'esconde' a entrada da escola... acho que tudo tem que ter conceito e não jogado."


Quando perguntado sobre que comissão de frente acha a mais marcante, Luciano fica com o trabalho de Fábio de Melo na Mocidade em 2008. "O que parecia ser simples emocionou toda a Sapucaí e pra mim figura como a melhor de todas até hoje." Mas na hora de escolher o melhor coreógrafo, não poupa elogios a amiga Luciana Yegros.

"Lu Yegros! Uma das pessoas mais incríveis, no que diz respeito à cabeça, criatividade e coração... Acho que nisso tudo ela se completa e se torna uma das grandes profissionais do meio! É o conjunto da obra que ao meu ver faz dela a grande profissional que é." 


Luciano Tinoco e suas comissões:

Rocinha 2007

Rocinha 2008

União da Ilha 2009

União de Jacarepaguá 2009


União da Ilha 2010

Viradouro 2011

Viradouro 2012

2 comentários:

  1. Emoção pura o depoimento do Lu Tinoco! Agradeço o carinho e espero que nosso encontro fortaleça os laços de amizade,respeito e admiração mútua! Luciana Yegros

    ResponderExcluir
  2. Olha oquerido Luciano Tinoco aí ! é muito bom ver que tem gente que participa dessa festa tão magnifico simplismente por amor ! Daniel Dan Dan

    ResponderExcluir