sábado, 26 de maio de 2012

Nota

Queridos seguidores,

Este blog, que tem como principal função PRESERVAR A MEMÓRIA das comissões de frente está no ar desde o dia 26 de janeiro, sempre reunindo imagens, entrevistas, vídeos, depoimentos e artigos que falem somente sobre o quesito. Até o momento em que este texto está sendo redigido foram 8682 visitas em exatos 4 meses. Agradecemos sinceramente as visualizações, os comentários, as dicas, o apoio... E como sempre dizemos: ESTE BLOG É DE TODOS! Por isso pedimos sempre a colaboração na construção dele. 
Há muito ainda a ser feito. Há muita história a ser contada. Há muitas comissões ainda por vir....

Queremos deixar bem claro que todos os artigos reproduzidos neste espaço são de responsabilidade de seus autores, por isso damos créditos a eles e aos sites e sempre daremos. O fato de suas matérias virem parar aqui é justamente porque assim se dá o recorte de um tempo, através de registros em livros, jornais e internet. Vale lembrar que os primeiros desfiles das escolas de samba, ainda na década de 30, foram organizados por um jornal. 

Confessamos que em alguns momentos desta história o nosso blog poderá parecer contraditório, mas isso se dará justamente porque NÃO ABRIMOS MÃO da imparcialidade. Caso contrário, seríamos o blog de uma determinada escola, comissão ou coreógrafo.

Temos muito orgulho em dizer que esta pesquisa teve origem por causa do livro "Comissão de Frente - A Alegria e Beleza Pedem Passagem" de Julio Cesar Farias. O blog conta ainda com informações retiradas de inúmeras fontes e qualquer lugar que fale sobre o quesito é uma origem a ser explorada.

Hoje, felizmente possuímos alguns sites que falam sobre o carnaval o ano todo e que possuem uma crítica especializada. E se agora divulgamos esta felicidade, é porque houve um tempo em que as escolas de samba tinham um grande espaço em emissoras de televisão e estações de rádio... Dificilmente as pessoas não sabiam cantar os sambas daquele ano. O disco com os sambas de enredo era um dos mais vendidos no fim de ano e o mais tocado na festa de Reveillon. Com o tempo tudo isso foi acabando e ter notícias de sua escola do coração passou a ser tarefa muito difícil. Então, temos que comemorar que fontes como sites e blogs de carnaval estejam hoje aproximando o sambista de suas agremiações. Somente quem ama as escolas pode descrever a importância disso.

Vivemos num país livre, onde a liberdade de expressão deve ser sempre motivo de orgulho. A opinião deste blog é a de que todos tem direito a voz e temos a pretensão de um dia nos tornarmos  um destes objetos de pesquisa. Não é fácil encontrar informações pela internet sobre as comissões de frente, muitas matérias estão espalhadas em meio a história do carnaval e muitos destes registros são excluídos com o tempo. Queremos reunir aqui o máximo de informações que pudermos, facilitando assim a pesquisa sobre o quesito. 

Assim, agradecemos mais uma vez a todos que passam por aqui em busca de informações sobre as comissões. Queremos sempre contar com o apoio e a colaboração de vocês. 

Muito obrigado!

Nenhum comentário:

Postar um comentário