domingo, 2 de dezembro de 2012

Helder Satiro é o novo coreógrafo da União do Parque Curicica



A última escola da Série A a escolher o comandante de sua comissão de frente, anunciou no último domingo (dia 25), Helder Satiro como coreógrafo em 2013. Será mais um estreante no comando do quesito e o coração dele está a mil por hora.

"É um misto de sentimentos... Já senti de tudo: nervoso, susto, medo, orgulho, mas no geral estou feliz e claro enlouquecido. A responsabilidade é grande demais diante desta nova missão. É bem diferente estar do outro lado, ainda mais com tanta gente envolvida te cobrando e esperando por um resultado positivo. Não penso em 15 integrantes, penso em 4 mil componentes e todos os que torcem pela escola. Mas estou procurando me acalmar, tranquilizar o coração e organizar a mente... Mas a ficha não caiu e ainda acho estranho."

Helder já foi aderecista, componente de comissões de frente, destaque de chão, assistente e carnavalesco, foi um dos coreógrafos do quadro Dança da Galera do programa Domingão do Faustão e integrou a equipe que realizou os shows que tornaram o Brasil oficialmente sede das Olimpíadas e Paraolimpíadas em Londres, atualmente ele faz parte da equipe da bailarina e coreografa Renata Vieitas. Em 2013, Hélder também será componente do comissão de frente da Portela, comandada por Márcio Moura, além de ser Rei do bloco Seven de Paus em Vila Isabel.

"Desde o inicio do ano estou sendo colocado aos leões, mas nunca fujo de uma oportunidade. O convite aconteceu logo que entrei para a comissão da Portela, porque na verdade, o Márcio Moura é que havia sido convidado para assumir esta responsabilidade, mas não poderia uma vez que ele já está na Porto da Pedra.
A Kátia Paz que a muitos anos é secretária do presidente Nilo na Portela, é agora a atual presidente da União do Parque Curicica, então acabei sendo indicado pelo Moura, que é um amigo querido, com quem venho trabalhando desde que passei a integrar a comissão potelense. Segundo o Márcio, a indicação surgiu não só pela sua impossibilidade de assumir o cargo, mas também por eu ter uma história com o carnaval que já vem de muitos anos. Afinal, já fui de tudo um pouco, né?"

Quanto ao seu elenco, Helder não pensa duas vezes e afirma que fará um grupo misto entre dançarinos profissionais e sambistas.

"O fato de estar na Portela e a Curicica homenagear a escola de Madureira na reedição do enredo de 1994, "Quando o samba era samba", também influenciou na minha decisão, porque é um elo de ligação entre as escolas. Vou formar um grupo misto... Se formos pesquisar o significado para bailarino, encontraremos várias denominações, dentre elas : "aquele que dança por profissão". Então porque não dar aos outros a mesma oportunidade que tive e tenho, é preciso acreditar nas pessoas e dar crédito antes mesmo do débito. Sou muito sortudo porque sempre tive indicações dos amigos. Tenho uma história muito além do que falo, não tive orientação e as oportunidades demoraram para acontecer. Achei meu próprio caminho.
Certa vez, algumas pessoas me falaram que sou oportunista, tudo bem, cada um tem a sua opinião e não vim ao mundo para agradar muito menos para desagradar. Mas ser oportunista na visão destas pessoas é se aproveitar da amizade para crescer e em relação a isso só posso dizer que a minha resposta chega agora, porque trabalhei muito até aqui. Sou oportunista sim, mas para agarrar as oportunidades que me são oferecidas. Não faço teste do sofá, não puxo saco de ninguém e não levo desaforo pra casa. Não tenho amigos para ter status, tenho amigos porque amizade e família são riquezas que conquistamos. Eu como bom brasileiro e guerreiro não fujo a luta e mato um leão por dia."

A Série A, será cercada de muita expectativa, reunindo coreógrafos experientes e estreantes no comando do quesito, mas Helder se diz estar preparado para enfrentar mais este "leão".

"No meio artístico existe muita concorrência e é claro que pretendo estudar cada vez mais, buscar minhas próprias referências, aprender fazendo e fazer bem feito.  Acho que existe espaço para todo mundo e todos tem sua vez, é só plantar a semente e se tiver que dar bons frutos você colhe depois."


Helder já havia conversado com o nosso blog. Conheça um pouco mais da sua história:
http://comissaodefrente.blogspot.com.br/2012/04/sou-componente-com-helder-satiro.html

5 comentários:

  1. Tive o prazer , de trabalhar com esse rapaz no Alegria da Zona Sul , e confesso que seu entusiasmo e sua perseverança me encantam. Um cara que nunca desistiu de seus sonhos e por muitas vezes não teve seu talento reconhecido (coisas desse Carnaval moderno), enfim chegou sua hora , hora de voar alto na Avenida. Torço muito pelo seu sucesso e um forte abraço do amigo Rodrigo Beltrão

    ResponderExcluir
  2. Fernanda de Pauladezembro 03, 2012

    Sou amiga e cumadre de longas datas. Acompanhei e acompanho sua trajetória com muito otimismo. Sempre soube q a sua vitória ia chegar pois ele é talentoso, gerreiro e dedicado. Que Deus te abençoe sempre meu grande amigo!!! bjs...

    ResponderExcluir
  3. Fico feliz por voce amigo, nunca escondi o quanto sou apaixonado pelo o samba e como ja dizia juninho timbau . Nesta vida nada e por acaso para quen naiceu predestinado , a vitoria demora mais vem !!!

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir