domingo, 12 de fevereiro de 2012

Exclusivo: Grande Rio leva crianças e globais na comissão de frente

Por Bernardo Moura 

Enquanto muitos dormiam ou se divertiam, outros trabalhavam. A comissão de frente da Grande Rio e de outras três escolas coirmãs ensaiavam na Passarela do Samba para ajustar os detalhes finais rumo ao Carnaval 2012. O SRZD-Carnaval foi autorizado a acompanhar o ensaio dos integrantes comandados por Jorge Teixeira na madrugada deste sábado, 11 de fevereiro.

Após o encerramento dos ensaios técnicos de sexta-feira, a Sapucaí ia esvaziando para o grande público. Porém, outras pessoas iam chegando. Além da comissão da Grande Rio, União da Ilha, Viradouro e Porto da Pedra ensaiavam a todo vapor, respeitando uma fila imaginária. Com objetivo de ensaiar perante às cabines de jurados, eles marcavam o tempo e os passos ao som do samba de suas escolas, que geralmente era originado de um carro de passeio. A garoa que caía naquele instante, tentava, mas não conseguia, retirar a concentração dos integrantes.

A Acadêmicos do Grande Rio irá trazer para a Avenida o enredo "Eu Acredito em Você!E Você?", de autoria do carnavalesco Cahê Rodrigues. Como o próprio coreógrafo Jorge Teixeira havia dito ao SRZD-Carnaval, a comissão de frente virá falando de anjos. Mas, na verdade, os anjos são crianças, que são interpretados por dançarinos e bailarinos de até 25 anos, que irão entreter o público. Ao longo de toda a Sapucaí, para um público menor que 50 pessoas, eles divertiram e encantaram. Pulavam amarelinha, brigavam entre si, faziam brincadeiras e davam cambalhotas. Tudo isso com a ajuda de travesseiros, que nesta noite eram almofadões. O coreógrafo assistente Saulo Finelon disse que a comissão apresenta todos os quesitos.

"Nós temos três coreografias bem elaboradas que fará com que o público e os jurados não fiquem ligados somente ao tripé. A gente conseguiu todos os resultados. Para falar de superação, ninguém quer ver nada triste. Nossa comissão vai ser alegre, animada, apresenta a escola e interage com a plateia" disse ele.

Por falar em tripé, nesta madrugada, a comissão iria ensaiar com o auxílio dele (como a Porto da Pedra e Viradouro estavam fazendo), mas na saída do barracão da escola em direção à Sapucaí, o mesmo quebrou e não conseguiu chegar a tempo.

Também pôde ser percebido que existem dois momentos da coreografia. Na primeira metade, as crianças brigam, se divertem, brincam. Já na outra metade, a maior parte dos integrantes se afasta e entram em cena as surpresas da Grande Rio para a comissão: os atores globais do Zorra Total, Samantha Schmutz, Katiuscia Canoro, Marcos Veras e Wagner Trindade. Eles, no segundo momento da coreografia, fazem uns movimentos que interagem com o público. Quando chegam em frente às cabines de jurados, eles mandam beijos, pedem nota 10, dão tchau. De acordo com Jorge, esses momentos são divididos pelo tripé. Em uma conversa no ensaio técnico da escola, Jorge disse ao SRZD-Carnaval que o tripé irá se montar em vários momentos da Avenida.

Quando eles chegaram lá na Apoteose, Jorge poderia falar para que todos retornassem a fim de fazerem a segunda parte do ensaio, mas ele não quis. Parabenizou a todos os integrantes e disse que sua preocupação para a semana que vem é ensaiar ali com o tripé que não foi. Mas, aí, cabe permissão da Liesa e da Riotur para pisar na Sapucaí a poucos dias do Carnaval.

Depois de 40 minutos de pura atenção, gritos e cantando o samba, ele pôde, finalmente, falar com o SRZD-Carnaval. Disse que o ensaio foi bom, que passaram exatamente no mesmo tempo que ele previra e que a coreografia estava bem amarrada.

"Nós somos os últimos a desfilar, o povo já vai estar cansado. Daí , escolhi as crianças, porque já trabalho com elas num projeto social, para falar de superação. Os medos começam ainda na infância. É medo do bicho-papão, medo do que está embaixo da cama, medo de altura, medo de falar com os outros no convívio diário. Ou seja, são vários medos que a criança vai se superando e ela vai ganhando as primeiras pequenas vitórias", declarou.

Sobre a participação especial dos atores do Zorra Total, da TV Globo, ele é só elogios.

"Eles se engajaram desde o início. Você pôde ver que eles vieram até o fim aqui. E, olha, que hoje eles tiveram gravação até às 23h, no Projac. Eles estão com maior vontade, muita simplicidade e vestiram a camisa da escola", afirmou.

Segundo Jorge, o figurino da comissão está todo pronto. Foi feito em duas semanas num ateliê, em Magé, especializado em fazer roupa para dança no Brasil. Sobre os ensaios, eles trabalham de segunda à sabado com a participação dos atores três vezes por semana.

O relógio marcava 3h50 quando os coreógrafos saíam com a sensação de dever cumprido. Agora, é esperar pelo dia oficial.

FONTE: SRZD CARNAVAL 

Nenhum comentário:

Postar um comentário