domingo, 12 de fevereiro de 2012

Saiba como uma comissão de frente se prepara

Por Carolina Porne

Quando começa o desfile de uma escola de samba, a comissão de frente é a primeira ala a entrar na avenida. Um dos quesitos de avaliação do desfile, o grupo de dançarinos que abre o desfile de uma agremiação precisa estar preparado física e psicológicamente.

Jaime Arôxa, coreógrafo da comissão de frente da Estação Primeira de Mangueira, diz que é muito exigente com seus dançarinos. “O trabalho começa em setembro. É preciso ter disciplina, dedicação e experiência, mas, acima de tudo, é preciso ser grande: na avenida, tudo tende a diminuir, logo, a autoestima precisa ser forte”, diz o professor de dança, que foi premiado no último ano com o Estandarte de Ouro, premiação que consagra desde 1972 o melhor do carnaval carioca.

Para este ano, Arôxa promete uma grande surpresa na Sapucaí. “Vamos fazer algo bastante ligado à emoção. Será algo que já foi visto na avenida, mas apresentado de uma forma diferente”, diz, fazendo mistério. Arôxa também revela que está ensaiando dois grupos para a comissão de frente, cada um com 15 dançarinos.

O coreógrafo começou a ganhar destaque no Grupo Especial há pouco tempo. Seu primeiro trabalho com comissões de frente foi há seis anos, na Caprichosos de Pilares, que hoje faz parte do Grupo de Acesso.

“Paguei para fazer a coreografia deles”, revela Arôxa.

Sobre a preparação dos dançarinos, Arôxa diz que nem sempre os ensaios são o mais importante. “Gosto da ideia de laboratório. Viver o que será apresentado pode ser mais eficiente”, diz.

FONTE: REDE TV

Nenhum comentário:

Postar um comentário