domingo, 1 de julho de 2012

COREÓGRAFOS - A estréia de Jardel Augusto Lemos em 2013

Ele é o mais novo coreógrafo do carnaval carioca, Jardel Augusto Lemos, tem 25 anos e em 2013 fará sua estreia à frente da Acadêmicos do Cubango e da Arranco do Engenho de Dentro.

"Será uma comissão de frente para quem gosta de fazer arte!"


Apesar da pouca idade, Jardel já tem um currículo de gente grande, é Bacharel em Dança pela UFRJ, aluno do curso de licenciatura em Geografia na UERJ e da especialização lato sensu em Educação a Distância pela UEPA. Criador de vídeo danças e diretor do vídeo documentário "Uma Vida de Dança em Companhia" que estreou em Junho deste e já foi selecionado para o Festival de Curtamazônia 2012. Fez parte de companhias de dança como Alterados da Fronteira, Grupo Misto do Ateliê Coreográfico, Segmentos Cia de Dança, Companhia de Dança Contemporânea da UFRJ. Trabalhou com coreógrafos como Ghislaine Cavalcanti, Luciana Yegros, Regina Miranda entre outros. Fez parte do Grupo de Pesquisas em Artes do Corpo/GPAC - UFRJ. Em 2010 e 2011 integrou o corpo docente de dança do projeto Segundo Turno Cultural da Secretaria Municipal de Cultura do Estado do RJ e do Projeto Mais Educação da Secretaria Municipal de Educação de Niterói/RJ para alunos da rede municipal do 1º ao 9º ano e foi professor em 2011 e 2012 do Departamento de Artes/DAF da Faculdade Aplicada de Teologia e Filosofia/FATEF do campus de São Gonçalo ministrando aulas para o curso de Dança. Hoje é professor de artes da escola Santa Mônica e membro do Grupo de Abordagem, Pesquisa e Intervenção Transdisciplinar em Terapia Ocupacional (GAPITTO) - IFRJ dentro da linha Pedagogia da Imagem. Foi jurado dos festivais "O Rio Dance Festival em 2012" e "Festival Escolar de Dança do Pará" em 2011.



Recentemente esteve em cartaz com o espetáculo musical "A Febre do Samba" no teatro do SESI no Rio de Janeiro, ao lado de grandes nomes do carnaval como mestre Odilon Costa, Mestre Dionísio e a porta-bandeira Selminha Sorrysoz.



No carnaval foi componente das comissões de frente da Acadêmicos da Rocinha, União da Ilha e Beija Flor de Nilópolis. Em 2010, teve uma passagem muito rápida pelo grupo de Marcelo Misailidis na Vila Isabel, mas por motivos de saúde precisou se afastar do elenco.

CF - Quando foi o seu primeiro contato com as comissões de frente?

- Como já citado antes tive a oportunidade de trabalhar com nomes muito importantes deste quesito no carnaval do Rio. Tudo começou em 2008 na Rocinha com o enredo "Rocinha, Minha Vida... Nordeste, Minha História". Tive com muita alegria a chance de começar esta história com a amiga e coreógrafa premiadíssima Luciana Yegros.

Logo depois em 2009 tive a chance novamente de trabalhar com a mesma coreógrafa e sua equipe na União da Ilha no enredo "Viajar é preciso - viagens extraordinárias através de mundos conhecidos e desconhecidos", ano em que a escola se sagrou campeã do grupo de acesso. E a comissão de frente uma das únicas com nota máxima.

CF -Você acha que o fato de já ter sido componente influenciará no seu trabalho?

- Claro! E isso será muito importante para o meu processo de criação. Junto com minha experiência fora e dentro da avenida poderei conduzir o trabalho de uma forma mais produtiva. Ter sido componente me trás possibilidades de dialogar melhor com o figurino, com o espaço, os desenhos e até mesmo o público e os jurados. Que são o foco sempre do trabalho.

CF - Como surgiu o convite para coreografar a Cubango em 2013?

- Eu já vinha sendo sondado por alguns diretores e escolas de São Paulo e do Espírito Santo. Mas achava que ainda não era o momento. O convite para Cubango veio através do amigo e carnavalesco Severo Luzardo. Que aliás acabou me fazendo um convite duplo para estar ao seu lado coreografando também a Arranco. Estrear na Cubango me faz sentir no quintal de casa. Deus faz as coisas no momento certo e sempre da melhor forma. Estou começando em uma escola que sempre acompanhei o trabalho e torci, já que fui criado e sou de Niterói. Além do maravilhoso enredo que me faz estar pleno e me sentir mais preparado para a criação da concepção cênica. Está aí uma porta que se abre para novos criadores mostrarem o seu trabalho e com certeza farei deste carnaval um momento inesquecível para a escola. Com o apoio de renomes da dança como Fábio de Mello, Ghislaine Cavalcanti, entre outros amigos de carnaval como o mestre Dionísio e o próprio carnavalesco Severo Luzardo farei um excelente trabalho. Chegou a hora de mostrar que aprendi bem com os mestres!

CF - "Teimosias da Imaginação" é um enredo cheio de possibilidades. Quais as expectativas para o trabalho?
- Primeiramente desenvolver com qualidade este riquíssimo trabalho ao lado de pessoas qualificadas e como forma de agradecimento a escola Cubango e seu carnavalesco pela oportunidade dada, mostrar o meu trabalho e que sou capaz de fazer o que a escola precisa e necessita para ser a melhor comissão de frente deste carnaval. Depois que seja uma porta para que outros coreógrafos possam entrar e se tornarem nossos amigos de trabalho futuramente. Acho que precisamos ver novos talentos neste quesito. E sou grato a Deus e a meus amigos por me apoiarem me mostrando que sou capaz e consigo desenvolver um excelente trabalho. Podem esperar!
Em julho faremos nossa seleção para a comissão de frente e já estamos recebendo currículos. Espero poder contar com pessoas que queiram realmente fazer parte deste grande e árduo trabalho. Será uma comissão de frente para quem gosta de fazer arte!

Quem quiser participar da seleção é só mandar uma mensagem para o e-mail: "jardelaugusto@hotmail.com" com os dados abaixo relacionados e aguardar o contato marcando sua entrevista.

Os interessados devem enviar mensagem contendo:

Título da mensagem: Comissão de Frente 2013. 
Nome: / Idade: 
Telefones: 
Onde mora: 
Altura: Breve apresentação informando se já fez Teatro/Dança/desfile em uma Comissão de Frente ou Escola de Samba
Uma foto de rosto


Fotos do Acervo pessoal: (de cima para baixo)
Espetáculo "A Febre do Samba",
Rocinha 2008, União da Ilha 2009, Beija Flor 2010
e Jardel no camarim de "A Febre do Samba"

2 comentários:

  1. Sem duvida alguma um menino muito mais que talentoso. ele certamente terá um futuro brilhante agregando a nossa cultura um pouco mais de arte e balanço.

    ResponderExcluir
  2. Este rapaz mostra ser além de um artista um apaixonado pelo o que faz.Penso que o carnaval é mais do que um desfile avaliativo, é também uma festa popular movida pela paixão.Desejo muita sorte e sucesso para você meu amor.

    ResponderExcluir