terça-feira, 17 de janeiro de 2012

Bastidores - Concentração da Portela 2010

Ser comissão de frente de uma agremiação é uma responsabilidade muito grande. Os quinze componentes que abrem caminho para o grande espetáculo que a escola apresentará naquele ano precisam garantir as tão desejadas notas 10 que levarão a agremiação ao título.
Os torcedores aguardam o ano inteiro por esse momento e quando chega o grande dia a escola precisa pisar com o pé direito da comissão na avenida.

Muita gente não sabe, mas as comissões começam seus ensaios muitos meses antes do carnaval, alguns coreógrafos reúnem seus grupos em meados de outubro. 
A dedicação é grande, são geralmente de dois a três encontros semanais, intensificando com a chegada do carnaval, aonde entram em cena os ensaios mais longos, as provas de figurinos, os testes de maquiagem e os tão secretos ensaios de madrugada. A própria Marquês de Sapucaí reserva horários noturnos para que as agremiações possam ensaiar suas alas coreografadas, casais de mestre sala e porta bandeira e é claro, suas comissões de frente, que utilizam o local para marcar posicionamentos, avanços e testar a desenvolvimento da coreografia na avenida.

Quando chega o grande dia do desfile, esses grupos ficam isolados na quadra, no barracão e até mesmo em hotéis. A concentração começa cedo. Dependendo da hora em que a escola entrará na avenida, uma comissão pode iniciar sua concentração às dez da manhã ou até mais cedo. E para garantir que nada vai dar errado, os integrantes passam o dia em repouso e checando os últimos detalhes da coreografia.

Uma grande equipe fica por trás da apresentação que se vê na avenida. São assistentes, figurinistas e maquiadores... Aliás, dependendo do projeto de caracterização destes componentes, a maquiagem pode levar horas.

Aqui temos um vídeo realizado por um dos integrantes da comissão de frente da Portela em 2010, ainda na concentração, momentos antes do desfile.


Nenhum comentário:

Postar um comentário