segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

Figura do Samba - Julio Cesar Farias

Este blog apresenta uma pesquisa completa das comissões de 1984 a 2008 realizada pelo pesquisador Julio Cesar Farias para o livro "Comissão de Frente: Alegria e Beleza pedem passagem". Uma iniciativa que pretendemos levar adiante, atualizando dia a dia todas as novidades sobre esse quesito.


Julio Cesar Farias  É professor, pesquisador, escritor, colunista do site Papo de Samba, pesquisador do Núcleo de Estudos Carnavalescos do Projeto Avançado de Cultura Contemporânea da UFRJ, colaborador do Centro de Memórias do Carnaval LIESA-RJ, comentarista de Carnaval, pesquisador de enredo, diretor cultural e coordenador do Centro de Memórias da Escola de Samba Unidos da Tijuca.

É colunista da Revista da Associação das Escolas de Samba do Rio de Janeiro (AESCRJ); professor das redes municipal, estadual e universitária; e lecionou a disciplina Julgamento de Escola de Samba, na pós-graduação em Design de Carnaval, na Universidade Veiga de Almeida. Julgou o quesito Enredo em Joaçaba/SC, Uruguaiana/RS e Rio de Janeiro (Grupo de Acesso).

Foi autor das pesquisas e sinopses dos enredos da Unidos da Tijuca (2007, 2008 e 2009); da Renascer de Jacarepaguá (2007); do Império da Tijuca (2011); e da Bambas da Orgia (2011).

Publicou os livros: Para tudo não se acabar na quarta-feira; A linguagem do samba-enredo; Aprendendo Português com samba-enredo; De Parintins para o mundo ouvir; Na cadência das toadas dos Bois-Bumbás Caprichoso e Garantido; Na fantasia de um eterno folião: Crônicas carnavalescas; O enredo de Escola de Samba; Comissão de Frente: Alegria e Beleza pedem passagem; e Bateria: O coração da Escola de Samba.

Está na equipe do Site Papo de Samba desde 2004.



Nenhum comentário:

Postar um comentário