domingo, 29 de janeiro de 2012

Coreógrafos - Fábio de Mello

 Fábio de Mello é formado pelo Conservatório de Amsterdam como coreógrafo e encenador de espetáculos de dança, teatro e ópera e já recebeu os maiores prêmios da cultura nacional em sua área de atuação. Entre suas principais realizações, destacam-se espetáculos de grande sucesso como Iluminações, Canção da Terra, Quintana, Drácula, A Ópera de Vidro, Nijinsky, Noite Transfigurada, entre outros; direção de óperas, de musicais, shows, coreografias para cinema e para o carnaval (recordista com seis prêmios Estandarte de Ouro por coreografias de Comissão de Frente). Fundador e diretor do Ballet Contemporâneo do Rio de Janeiro, coreógrafo e diretor de Ana Botafogo e de todos os primeiros bailarinos do Theatro Municipal do Rio de Janeiro. Parceiro de Hans Donner em criação e direção nas aberturas da TV Globo; parceiro do diretor teatral Sérgio Britto em inúmeras montagens teatrais e musicais; diretor convidado de companhias de dança em todo o Brasil e no exterior, diretor convidado da Fundação Ópera Brasil, junto a Fernando Bicudo em São Luiz, Maranhão. Já ministrou cursos especiais e apresentou seus trabalhos de encenador em Amsterdam, Nova Iorque, Barcelona e em todas as principais capitais brasileiras.

Profundo conhecedor de ópera, freqüentador de temporadas internacionais do Metropolitan Opera House de NY, do Scala de Milão e das maiores casas que abrigam o canto lírico na Europa e na América. Já dirigiu montagens de La Traviata, Cavalleria Rusticana, Pagliacci e Porgy and Bess e adaptou para espetáculos de balé moderno alguns clássicos do repertório operístico, como Carmen, O Guarani, O Castelo de Barba-Azul e Salomé. Representante Sul-Americano da Associação Internacional Maria Callas (com sedes em Amsterdam e Veneza), tem em sua vastíssima coleção de Callas um ponto de referência para colecionadores de toda a América do Sul. Atualmente, exerce a função de crítico de ópera e canto do portal www.movimento.com e dirige sua própria empresa de projetos culturais, a Companhia Ópera do Movimento. É convidado freqüentemente para integrar comissões julgadoras em concursos de balé e de canto lírico, e prestar consultoria em projetos relacionados à dança e à ópera.

Fábio e seu grupo se tornaram os pioneiros neste quesito, recebendo por diversas vezes a pontuação máxima e a admiração do público, que aliás, permanece até hoje. Este grupo foi um divisor de águas no quesito Comissão de Frente. No carnaval de 2012, Fábio completará 20 anos diante das comissões de frente e a comemoração será na estréia pela Beija Flor de Nilópolis. 

Confira aqui os trabalhos deste grande coreógrafo:

“Navegantes”
Imperatriz
1992

“Mascarados de Veneza”
Imperatriz
1993
Componentes: Marcelo Dias, Isnard, Edson, Handerson Big, Cosme, Luis Carlos,
Enéas, Eduardo Bonfin, Roberto, Monsueto, Cleber, Eduardo Salgado, Tarzan, Marcelo Bastos
Valdemiro


“Dançarino da Corte"
1994
Componentes: Edson, Monsueto, Isnard, Marcelo Pintinho, Cosme,
Handerson Big, Tarzã, Luís Carlos, Valério, Enéas, Eduardo Salgado, Ricardo, Paulo Rangel,
Márcio e Marcelo


“Expedição científica”
Imperatriz
1995


 “Nobres austríacos”
Imperatriz
1996



“Figura de Carnaval, um alegoria ao carnaval e a música de Chiquinha Gonzaga”
Imperatriz

1997



“O sonho de Ícaro”
Imperatriz
1998



“Nobreza holandesa”
Imperatriz

1999



“Uma ópera brasileira em três atos”
Imperatriz
2000


“Cristãos e mouros”
Imperatriz
2001



“Bicho Papão”
Imperatriz
2002


 “Piratas”
Imperatriz
2003


"Bruxas"
Imperatriz
2004


“Cisnes”
Imperatriz
2005


“Mosqueteiros”
Imperatriz
2006



“Cod Morua”
Imperatriz
2007


“O nascimento místico de Portugal”
Mocidade
2007


Estácio 
2008


 "Os Imortais"
Mocidade
2009


Viradouro
2011



 “A Serpente Encantada e os Guerreiros Tupinambás na Ilha de Upaon-Açu”
Beija Flor
2012
 

3 comentários:

  1. Gosto demais do Fabio de Melo, um Genio incrível!
    Inspirador do meu trabalho, e do trabalho de muitos! Parabéns pelo Blog.

    Abraço

    William

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fabio de Mello esta passando seria dificuldade de saude e financeiro , precisamos ajudar , sábado fui na casa dele, levei comidas, material de higiene, fiquei 4 horas com ele,pois ele tbm precisa de afeto, peço ajuda de todos,a secretária de cultura de Friburgo podia dar uma força,ele tem um museu em casa,itens raros,disco dos anos 1800,, a maior acervo de maria callas da América do sul, vários estandarte de ouro imploro ajuda para esse ser humano q muito fez para a cultura do nosso pais, https://www.youtube.com/watch?v=KIGwTz_dGKA&ab_channel=CyberMoonElectronics

      Excluir
  2. https://www.youtube.com/watch?v=KIGwTz_dGKA&ab_channel=CyberMoonElectronics

    ResponderExcluir